"Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor" : atividade de atendimento ao público e prazer-sofrimento no trabalho

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFerreira, Mário César-
Autor(es): dc.creatorMendes, Ana Magnólia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25792-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889866-
Descrição: dc.descriptionO texto aborda a inter-relação entre atividade de atendimento ao público e vivências de prazer-sofrimento no trabalho. A perspectiva de investigação é interdisciplinar, a partir de um diálogo entre a ergonomia francófona e a psicodinâmica. Em ergonomia, são utilizadas as noções de serviço de atendimento ao público, atividade e carga de trabalho, enquanto que em psicodinâmica são utilizados conceitos que fundamentam o prazer-sofrimento no trabalho. A pesquisa realizou-se em uma instituição pública do Distrito Federal com 64 sujeitos. A metodologia articula técnicas de coleta e análise de dados qualitativa e quantitativa, utilizando Análise Ergonômica do Trabalho - AET e a Escala de Prazer-Sofrimento no Trabalho - EPST. Os resultados mostram que a atividade de trabalho constitui um dos elementos explicativos para a predominância de vivências de sofrimento dos atendentes. Trata-se de um estudo exploratório que avança na interface entre as duas disciplinas, estabelecendo algumas perspectivas para novos estudos.-
Descrição: dc.descriptionThe paper approaches the interrelation between public costumer service activity and pleasure-suffering existences at work. Interdisciplinary perspective is used in this investigation, through a dialogue between Francophonic ergonomics and psychodynamics. Categories as public costumer service, activity, work load support ergonomic theoretical reference and pleasure-suffering psychodynamic. The research took place at a public institution of Distrito Federal with 64 subjects. The methodology articulates qualitative and quantitative techniques to collect and analize data, using Ergonomic Analysis at Work and the Pleasure-suffering at Work Scale. The results demonstrate that work activity constitutes one of explanatory elements for predominance of suffering of costumer service attendants. It is a exploratory study that seeks the interface between two disciplines, establishing some perspectives for new studies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos de Psicologia (Natal) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epsic/a/fzZkRRhBhdWGVB7dT6gq3yG/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectErgonomia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicodinâmica do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento ao público-
Palavras-chave: dc.subjectPrazer-
Palavras-chave: dc.subjectSofrimento-
Título: dc.title"Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor" : atividade de atendimento ao público e prazer-sofrimento no trabalho-
Título: dc.title"When I think of coming to work, I get into a bad mood" : Public attendance and pleasure-suffering at the workplace-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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