Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGrebot, Guy-
Autor(es): dc.creatorFeijó, Rachel Saffir Araújo Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:42:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:42:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32144-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889744-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista a importância da trigonometria para o desenvolvimento das ciências exatas, essa pesquisa procura identificar, dentro desse tema, os principais erros e/ou dificuldades apresentados por alunos do 2o ano do ensino médio matriculados em escolas públicas do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter misto, cuja parte quantitativa _e feita a partir de um questionário de múltipla escolha sobre trigonometria e temas correlatos, e a parte qualitativa e feita por meio de entrevistas com alunos que participaram da parte quantitativa da pesquisa. O estudo mostra que as dificuldades permeiam todos os ramos da trigonometria, e destacam-se dificuldades em relação à definição de radiano, a propriedades, características e comportamentos das funções trigonométricas e a conexão entre o círculo trigonométrico e as funções trigonométricas pela função de Euler.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).-
Descrição: dc.descriptionIn view of the importance of trigonometry for the development of exact sciences, this research aims at identifying the main errors and / or difficulties experienced in this subject contents by sophomores students enrolled in Federal District' schools. It is an exploratory research of mixed character whose quantitative part is made from a multiple choice questionnaire about trigonometry and related topics. The qualitative part of the research is built on interviews with students who answered the questionnaire of the quantitative part. The study shows that the students experienced difficulties in all the branches of trigonometry and particularly in dealing with the definition of radian, the properties, characteristics and behaviors of the trigonometric functions as well as with the connection between the trigonometric circle and the trigonometric functions through Euler's function.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Título: dc.titleDificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.