Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Henrique Carlos de Oliveira de | - |
Autor(es): dc.creator | Judd, Katherine Elizabeth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:42:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:42:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889733 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Sobre as Américas, 2014. | - |
Descrição: dc.description | O tema do Estado desenvolvimentista tem sido estudado e discutido desde o início do século XX. Quais são suas propriedades? Qual é o papel do Estado no desenvolvimento científico-tecnológico de um país e quais são os fatores que tornam um Estado um desenvolvimentista? É neste corpo de literatura que o presente trabalho pretende se inserir. Especificamente, o trabalho apresenta uma parte da literatura mais recente sobre o Estado desenvolvimentista, investigando os fatores novos que o configuram no século XXI. Após uma discussão sobre modelos de Estados desenvolvimentista (na Ásia, Europa, Estados Unidos e Brasil), o caso do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras (CSF) é estudado para verificar se é uma demonstração de um novo rumo de Estado Desenvolvimentista em Rede do Estado brasileiro. Para verificar isso, foram realizadas oito entrevistas com atores envolvidos com o programa. Ao sintetizar os resultados das entrevistas, a autora conclui que o programa parece mais com um Estado Desenvolvimentista Burocrático (DBS) e postula novas hipóteses a partir das entrevistas realizadas. | - |
Descrição: dc.description | The Developmental State, a term which refers to state-led development with regards to the economy as well as scientific and technological sectors, has been studied and debated by social scientists since the beginning of the 20th century. Specifically, the discussion centers on questions such as: what are its properties? What is the role of the government in fostering innovation in science and technology in a particular country, and what are the factors that turn a state into a Developmental State? This thesis aims to insert itself within this body of literature, asking new questions about the role of the Developmental State in Brazil. Specifically, the thesis studies a portion of the more recent literature on the developmental state, investigating the new factors that contribute to a developmental state in the 21st century. After a theoretical discussion on different models of developmental states (in Korea and Japan, Germany and Sweden, the United States, and Brazil), an empirical study on the Brazilian Science without Borders policy is carried out, seeking to verify whether it is a demonstration of a new Developmental Network State (DNS) model in Brazil. Eight semi-structured interviews were carried out with key actors involved in the formulation and execution stages of Science without Borders. The thesis concludes that the program most resembles an extension of the current Brazilian developmental model, the Developmental Bureaucratic State (DBS), and postulates new hypotheses that could be tested in the future, on the basis of the interview results. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado desenvolvimentista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercâmbio educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperação internacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Ciência sem Fronteiras | - |
Título: dc.title | 101 mil brasileiros no mundo : as implicações do Programa Ciência Sem Fronteiras para o Estado Desenvolvimentista Brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: