Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Polito, Antony Marco Mota | - |
Autor(es): dc.contributor | Ibaldo, Adriana Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:42:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:42:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37448 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889677 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Na busca de estratégias de ensino para facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização do conhecimento a ser apreendido, a partir do conhecimento prévio dos alunos, propomos uma sequência de aprendizagem construída em torno de um experimento que inclui a maior parte dos temas associados com o eletromagnetismo. Desse modo, elaborou-se esse trabalho com objetivo de abordar os conceitos de indução eletromagnética e de campo eletromagnético, por meio da bobina de Tesla, um experimento que, ao mesmo tempo, permite abordar também a geração e a detecção de campos eletromagnéticos. Para o desenvolvimento do projeto, nos utilizamos da teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos baseamos em diversas referências voltadas para o ensino com utilização de atividades prático-experimentais, os quais foram tomados, por nós, como organizadores avançados. Como marco legal, nos utilizamos da Lei de Diretrizes e Bases e das Diretrizes Curriculares Nacionais. A aplicação da sequência foi realizada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública do Distrito Federal. Observamos que os estudantes demonstraram serem mais participativos e apresentaram resultados considerados satisfatórios nas avaliações. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Searching for teaching strategies to enhance the acquisition, the keeping and the use of the knowledge to be learned, based on the previous knowledge of the students, we propose a learning sequence build around an experiment that includes the majority of the themes connected with electromagnetism. In this manner, we elaborate this work that has the goal of approaching the concepts of electromagnetic induction and electromagnetic field, by using the Tesla Coil. The Tesla Coil is an experiment that also allows approach the generation and the detection of electromagnetic fields. To develop this project, we based on the Meaningful Learning theory of David Ausubel. We also based on several references turned to teaching with practical-experimental activities. These were considered, by us, as advanced organizers. As legal framework, we based on the “Lei de Diretrizes e Bases” and on the “Diretrizes Curriculares Nacionais”. The application of this sequence was made in a third-year class of High School, in a public school of Distrito Federal. We observed that the students show be more participative and present satisfactory results in the final tests. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indução eletromagnética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo eletromagnético | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bobina de Tesla | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos | - |
Título: dc.title | Generation and detection of electromagnetic fields through the tesla coil : a proposal for teaching from ausubelian advanced organizers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: