Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis, Margarete Filipa Barros Sousa Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:41:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:41:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42623 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n.30.2021.08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1366-3762 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-3534-4543 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889529 | - |
Descrição: dc.description | A integração dos veículos não motorizados por compartilhamento está a ganhar destaque nas cidades. Historicamente, o acesso a esses veículos a crianças e famílias com crianças temfalhado sistematicamente. São raros os sistemas de compartilhamento, a nível mundial, que dispõem de veículos adaptados ao transporte de crianças. A partir deste problema, que passa quase despercebido, foram identificadas as origens históricas deste tipo de veículos, as suas características e a presença deste tipo de veículos nas cidades. A nível metodológico, optou-se pela elaboração de um levantamento de experiências existentes, baseada inicialmente em pesquisa documental e complementada com observação in loco, em diferentes cidades de Portugal, Espanha e Brasil. O artigo é ilustrado com fotografias dos diferentes veículos nas várias cidades. Nas fotografias é possível observar o problema central deste trabalho –a falta de condições de acessibilidade aosserviços de transporte não motorizados por compartilhamento em relação às crianças e famílias com crianças. | - |
Descrição: dc.description | "Non-motorized shared vehicles" are gaining fans across the country.Historically, the access to these vehicles by children and families has failed. Not all vehicles, worldwide, aredesigned to transport children. This problem is quite often not even perceived, as the design and characteristics of these vehicles in the cities shown. At the methodological level, it was decided to elaborate a survey of existing experiences, based initially on documentary research and complemented with on-site observation, in different cities in Portugal, Spain and Brazil. The article is illustrated with photographs of the different vehicles in those different cities. In the photographs, it is possible to observe the central problem of this work –which is the lack of accessibility to shared non-motorized transport services in relation to children and families having children. | - |
Descrição: dc.description | La integración de vehículos no motorizados a través del uso compartido, está ganando protagonismo en las ciudades. Históricamente, el acceso a estos vehículos para niños y familias con niños ha fallado constantemente. Los sistemas de intercambio son raros en todo el mundo y cuentan con vehículos adaptados para el transporte de niños. A partir de esta problemática, que pasa casi desapercibida, se identificaron los orígenes históricos de este tipo de vehículos, sus características y la presencia de este tipo de vehículos en las ciudades. A nivel metodológico, se decidió elaborar un levantamiento de experiencias existentes, basado inicialmente en la investigación documental y complementado con la observación in situ, en diferentes ciudades de Portugal, España y Brasil. El artículo está ilustrado con fotografías de los diferentes vehículos en las diferentes ciudades. En las fotografías se puede observar el problema central de este trabajo: la falta de accesibilidad a los servicios de transporte no motorizado de intercambio, relacionado con niños y familias con niños. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento de bicicletas em família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de mobilidade compartilhada | - |
Título: dc.title | Brasil, Portugal e Espanha : análise dos serviços de compartilhamento de veículos não motorizados a crianças | - |
Título: dc.title | Brazil, Portugal and Spain : analysis of non-motorized vehicle sharing services for children | - |
Título: dc.title | Brasil, Portugal y España : analisis de los servicios de uso compartido de vehiculos no motorizados para infants | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: