Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Brasilia, Institute of Psychology, Department of School and Developmental Psychology | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Jane Farias Chagas | - |
Autor(es): dc.creator | Fleith, Denise de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Renata Muniz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:41:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:41:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46547 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.964668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889489 | - |
Descrição: dc.description | Intercultural dialogue is a challenging demand for contemporary education, especially concerning the development of talents and potentials. This exploratory qualitative study aimed to identify factors that promote and inhibit the development of Romani talent, in Brazil, according to Sintis and Calons. Two Sinti and five Calon Romani participated in the research, aged 18 to 58 years old, males and females, with educational levels between secondary school and doctorate. A socio-demographic questionnaire and semi structured interview protocol were used to collect data. The results indicated that talent is recognized as a set of skills associated with musicality, handicrafts, and commerce being linked to traditional Romani crafts. Internal and external inhibitory factors related to prejudice were identified through school, family and community. These barriers affected the self-esteem, personality, ambitions, and perspectives of talented young people. To achieve equity, it is necessary to provide opportunities for exchanging knowledge, practices and perspectives, in order to take into account sociocultural background of minority groups. Future research could compare nomad and non-nomad lifestyles and their impact on talent development. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Frontiers Media | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC-BY) © 2022 Chagas-Ferreira, Fleith and Prado. This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY). The use, distribution or reproduction in other forums is permitted, provided the original author(s) and the copyright owner(s) are credited and that the original publication in this journal is cited, in accordance with accepted academic practice. No use, distribution or reproduction is permitted which does not comply with these terms. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciganos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Talento - desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento humano | - |
Título: dc.title | Development of talent according to Sinti and Calon Romani | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: