
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Carliane Alves da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:41:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:41:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50426 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889477 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho abordou a importância da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco no ensino da paisagem. A pergunta de pesquisa que direcionou a investigação foi: como se dá a construção do conceito de paisagem no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental? O objetivo geral tratou de analisar como se dá a construção do conceito de paisagem no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental. O método é de abordagem qualitativa e envolveu a observação de três aulas de Geografia, uma entrevista semi-estruturada com o professor de uma turma do 3º ano do ensino fundamental, além de uma atividade coletiva, por meio de desenho, com 31 alunos dessa turma para explorar suas concepções sobre paisagem. Também foi realizada análise do currículo do 3º ano de Geografia do município de Luziânia–GO e do livro didático utilizado pelo professor em sala de aula. Como resultados, percebeu-se que o Currículo de Geografia do município de Luziânia e o livro didático não dialogam entre si. Em relação ao professor, as aulas são mais voltadas à realidade dos estudantes; em relação aos estudantes, poucos ainda têm o entendimento que são partes integrantes da paisagem. Para as próximas pesquisas, sugere-se que se faça a relação do ensino da paisagem num período maior de tempo, no objetivo de acompanhar o desenvolvimento do estudante por todo o ensino fundamental I, fundamental II e ensino médio. | - |
| Descrição: dc.description | This work deals with the importance of Geography in the early years of elementary school, with a focus on the teaching of landscape. The research question that guided the investigation was: how is the concept of landscape constructed in Geography teaching for students in the third year of elementary school? The general objective was to analyze how the concept of landscape is constructed in Geography teaching for students in the third year of elementary school. The method took a qualitative approach and involved observing three Geography lessons, a semi-structured interview with the teacher of a 3rd year elementary school class, as well as a collective drawing activity with 31 students from this class to explore their conceptions of landscape. An analysis was also carried out of the 3rd grade Geography curriculum in the municipality of Luziânia-GO and of the textbook used by the teacher in the classroom. The results showed that the Geography Curriculum of the municipality of Luziânia and the textbook do not interact with each other. As far as the teacher is concerned, the lessons are more focused on the students' reality; as far as the students are concerned, few still understand that they are integral parts of the landscape. For future research, it is suggested that the teaching of landscape be related over a longer period of time, with the aim of monitoring student development throughout elementary school, secondary school and high school. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Geografia (ICH GEA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paisagem - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paisagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Brasil | - |
| Título: dc.title | Paisagem em foco : análise da construção conceitual no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental em Luziânia - GO | - |
| Título: dc.title | Landscape in focus : analysis of conceptual construction in the teaching of Geography to 3rd grade students in Luziânia - GO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: