Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hungaro, Edson Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Lucas Scaravelli da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:41:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:41:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42446 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889398 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Pretendemos investigar neste trabalho o percurso histórico de Mário Cantarino, compreendendo sua vida e sua produção profissional e intelectual, examinando de que maneira ela incide com importância para a história da Educação Física em Brasília e no Brasil. Há um movimento considerado renovador que desde meados da década de 80 instiga uma perspectiva crítica da Educação Física, deixando ecoar análises que intencionam uma ruptura sobre o projeto pedagógico do modelo educacional comum, que construiu uma característica de educação enraizada no produtivismo e na disciplina desde os inícios da educação e esporte no Brasil, higienista, militar e adestradora. Para tanto, repetimos essa questão central: como a história de vida e produção intelectual de Cantarino pode determiná-lo como participe de um projeto renovador com intenção de ruptura para uma Educação Física crítica? Organizamos um caminho para responder tal questionamento e reconhecemos que é preciso retomar o processo da forma de se analisar, escrever e contar História. Como objetivo geral pretende-se reacender o debate sobre os sentidos da Educação Física e a sua efetividade crítica. O método utilizado neste estudo se constitui qualitativo a partir da aproximação ao método do Materialismo Histórico-dialético. Para tanto desenvolveremos um roteiro bibliográfico além de entrevistas com personagens participes da história de Cantarino. A fundamentação teórica está baseada em pesquisadores com uma concepção crítica acerca da história e historiografia da Educação Física. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | We intend to investigate in this work, the historical path of Mário Cantarino, understanding his life and his professional and intellectual production, examining how he has an important bearing on the history of Physical Education in Brasília and in Brazil. There is a movement considered renovating that since the 1980s has instigated a critical perspective of Physical Education, echoing analyzes that intend a rupture on the pedagogical project of the common educational model, which built an educational characteristic rooted in productivism and discipline from the beginning of education and sport in Brazil, hygienist, military and trainer. Therefore, we repeat this central question: How can Cantarino life history and intellectual production determine how to participate in a renovating project with the intention of breaking away from a critical Physical Education? We organized a path to answer this question and we recognize that it is necessary to resume the process of analyzing, writing and telling history. As a general objective, it is intended to reactivate the debate on the meanings of Physical Education and its critical effectiveness. The method used in this study is qualitative based on the approach to the Historical-dialectical Materialism method. In order to develop a bibliographic script in addition to altering it with characters participating in the Cantarino story. The theoretical foundation is based on researchers with a critical conception of the history and historiography of Physical Education. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) -Finance Code 001. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atletismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) | - |
Título: dc.title | Mário Ribeiro Cantarino Filho : o poeta revolucionário do esporte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: