Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Walter, Maria Tereza Machado Teles | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, Sofia Galvão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:41:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:41:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p01 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889254 | - |
Descrição: dc.description | As representações da profissão bibliotecária são analisadas sob a perspectiva dos docentes, em estudo exploratório. Os dados parciais apresentados refletem a opinião dos entrevistados acerca de sua percepção dos alunos, do curso, da profissão e dos organismos representativos dos bibliotecários. De modo geral, os professores manifestaram que os alunos não entram nos cursos por vocação, são originários de classes socioeconômicas menos favorecidas, possuem formação básica frágil e não estão interessados na carreira, mas somente no diploma. Apontaram problemas decorrentes da forma como são conduzidos os cursos, do modo como alguns professores atuam e de como trabalham para que os alunos adquiram conhecimentos e mudem suas atitudes. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Representations of the librarian profession are analyzed under the Librarianship and Information Science teachers. Data reflects how the intervewed teachers feel on various subjects such as: the students, the course, the profession and the representative librarians agencies. Most of them consider that the students do not enter the course by vocation, they are from lower socio-economic classes, they have a weak basic education and are not interested in the career, but only in getting a diploma. These teachers pointed out some problems on the way subjects are taught at Faculty, on the way teachers act and work towards the students improving their knowledge and changing their attitudes. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSC | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Encontros-Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 24 abr. 2013 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - corpo docente | - |
Título: dc.title | Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil : alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária | - |
Título: dc.title | Library, Documentation and Information Science Teachers’ in Brazil : some results of a exploratory reserch of professional representations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: