Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Celso Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade Filho, Dario Alberto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:40:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:40:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-03-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889201 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa livros didáticos de História do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), escritos entre os anos de 1990 e 2004, que versem a respeito dos Estados Unidos. Para tanto, foram selecionadas vinte obras didáticas representativas do período. Dividida em três partes, a dissertação, inicialmente, trata do livro didático enquanto um tipo de obra que tem especificidades no contexto do mercado editorial, de um lado, funcionando como suporte para o professor, de outro, portador de conteúdos, e, adquirindo importância capital para o mercado editorial, onde ocupa dois terços da produção. Em seguida, este trabalho se concentra em determinadas temáticas recorrentes nas obras didáticas, a saber: a colonização inglesa da América do Norte; a independência Americana; a expansão para o Oeste; a Guerra Civil; potência mundial; a Primeira Guerra Mundial; a Grande Depressão e o entre-guerras; a Segunda Guerra Mundial; a Guerra Fria e os tempos modernos. Por fim, busca-se compreender de que forma os livros didáticos, escritos no contexto tratado, sofreram influência das políticas públicas dos anos 90, da bibliografia que se privilegiava na época e do uso de certos recursos, como mapas, ilustrações, estatísticos e gráficos. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This dissertation analyzes History school textbooks from 5th to 8th grade of brazilian ensino fundamental which deal about United States and written from 1990 to 2004. To do so, there were selected twenty representative books from the period. Divided into three parts, the first deals the school textbooks as a kind of book with certain characteristics in the context of the book market, portraying simultaneously as a support to teacher, carrier of information and, occupying, year after year a bigger market share in the book business, with two thirds of the current production. In second place, this work focus into certain textbooks recorruring themes: English colonization of North America; American independence; Westward expansion; American Civil War; World Power; World War I; The Great Depression and the years between the world wars; World War II; Cold War and Modern Times. At last, the aim is understand how three aspects influences the writing of school textbook: influence of public policies in the 1990 decade; bibliography used by textbooks and the use of languages like maps, illustrations, statistics and graphs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estados Unidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado editorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | - |
Título: dc.title | Os Estados Unidos nos livros didáticos de 5ª a 8ª série - 1990 a 2004 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: