Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amparo, Deise Matos do | - |
Autor(es): dc.creator | Brasil, Isadora de Assis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:40:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:40:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19459 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889066 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2015. | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa examina as ligações entre os conceitos de identificação projetiva e de transicionalidade, com base nas obras de Melanie Klein e Winnicott sobre as experiências precoces. Começa pelo estudo do conceito kleiniano de identificação projetiva, focado sobre seu aspecto intrapsíquico. Em seguida, contemplando-se os desenvolvimentos clínicos que conduziram à evolução histórica desse conceito, essa pesquisa chega ao seu entendimento enquanto um processo interpsíquico. Subsequentemente, busca-se relacionar a identificação projetiva às contribuições de Winnicott acerca do desenvolvimento emocional primitivo, detalhando a sofisticada forma como uma mãe se identifica com seu bebê, e as influências disto para o estado de preocupação materna primária. Finalmente, apoiado nas convergências e divergências entre Klein e Winnicott, costura-se o argumento de que a identificação projetiva, aliada à transicionalidade, favorece o movimento pendular que configura um funcionamento psíquico dinâmico e saudável. | - |
Descrição: dc.description | This research examines the links between the concepts of projective identification and transitionality, based on the works of Melanie Klein and Winnicott about early experiences. It starts by studying the kleinian concept of projective identification, in its intrapsychic focus. Afterwards, by contemplating the clinical developments that led to its historical evolution, this study arrives at the understanding of projective identification as an interpsychic process. Subsequently, it relates this mechanism to Winnicott’s contributions regarding the primitive emotional development, detailing the sophisticated way that a mother identifies with her baby, and how this can influence the state of primary maternal preoccupation. Finally, supported by the convergences and divergences between Klein and Winnicott, it sews the argument that projective identification, when allied with transitionality, favors the oscillating movements that configure a dynamic and healthy psychological functioning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identificação (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transicionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Klein, Melanie, 1882-1960 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação | - |
Título: dc.title | Da procura, um encontro : a identificação projetiva e a capacidade transicional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: