Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeles, Lúcio França-
Autor(es): dc.creatorSilva, André Pugliese da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:40:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:40:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4821-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889026-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem por objetivo a análise e discussão das características do hipertexto, seus aspectos históricos e suas perspectivas de utilização nos processos de ensino e aprendizagem. Sob a ótica hipertextual, os hiperlinks configuram-se como os pontos de parada/conversão do leitor na construção de suas próprias narrativas. A partir desse prisma, novas propostas metodológicas podem ser aplicadas, propiciadas pela utilização de múltiplas mídias em seu constructo. Desenvolvido sob a égide de referenciais técnicos e linguísticos, o hipertexto em questão se estabelece como uma forma dinâmica de apresentação de informações articuladas rizomaticamente, permitindo aos sujeitos diferentes formas de leitura e construção de sentidos, de acordo com seus perfis particulares de leitura. Identificar tais idiossincrasias é a condição básica para que as produções hipertextuais possam responder de forma eficiente às intenções e especificidades de seus produtores, mesmo que necessariamente o leitor do hipertexto seja potencialmente um co-autor, a partir das trajetórias que indica e dos caminhos que estabelece a partir de suas apropriações. Por meio do uso de procedimentos metodológicos compatíveis à complexidade de sua análise, foi possível compreender em pormenores não somente as impressões dos leitores sobre o hipertexto, mas também observar as suas reações gestuais e faciais, indicadoras de sua percepção em relação àquilo que na tela do computador se apresentava. Em suas considerações, cada leitor semeou interrogações e pontos que merecem destaque na produção do hipertexto, que por simples, pode vir a desperdiçar a sua potencialidade em relação à construção de novos saberes. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze and discuss the characteristics of hypertext, its historical aspects and perspectives related to its usage in teaching and learning processes. Under hypertext view, readers use hyperlinks as check points in the construction of their own relation with the text. From this prism we can apply new methodological proposals, provided by the application of multiple media. Hypertext, developed under technical and linguistic references, is seen as a dynamic form of presenting articulated information, which enable readers to have different types of reading and sense construction, according to their own reading styles. For hypertexts to be useful, meeting developers’ intentions and needs, it must identify those idiosyncrasies mentioned before, even if hypertext readers can be considered potentially co-authors, when considering the course to render meaning for what is read. In order to take a closer look and understand better, not only impression but also observe their face and body reactions which show their perception about what they have read on the computer screen, we used methodological procedures consistent with its complex analyses. We must highlight, when developing hypertexts, questions that rise from readers, that even when considered too simple, if not taken into account can lose its potential in raising new knowledge.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas hipertexto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Título: dc.titleDo texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.