Guerra e narrativa : um estudo dos relatos jornalísticos de Martha Gellhorn

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Maria Jandyra Cavalcanti-
Autor(es): dc.creatorDavid, Hadassa Ester-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:40:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:40:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15877-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889009-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação, analisamos o trabalho da correspondente de guerra Martha Gellhorn que categorizamos como ‘jornalismo de guerra’ (CUNHA, 2012b). Dentro da proposta da análise crítica da narrativa de Luiz Gonzaga Motta (2013) dirigimos nosso olhar especialmente para a construção narrativa dos relatos de Gellhorn, percorrendo o cenário da guerra e seu ‘lugar de fala’ (CUNHA, 2010; 2012a; CUNHA E CORRÊA, 2011): o da correspondente mulher, escritora e jornalista que, ao mesmo tempo, pratica um misto de jornalismo e literatura – isto é, o chamado ‘jornalismo literário’ (CASTRO, 2002; PENA, 2011). Como corpus da pesquisa, selecionamos quatro artigos extraídos da versão brasileira de A face da guerra (2009), escritos em quatro períodos distintos durante as coberturas realizadas por Gellhorn: em 1938, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39); enquanto se desenrolava a II Guerra Mundial (1939-45), mais precisamente em 1939, na Finlândia e, em 1944-5, nos Países Baixos; e também, em 1966, na Guerra do Vietnã. Em nossa análise, enfocamos o olhar distinto da grande narradora Martha Gellhorn, que conta a história de seu tempo e descreve a guerra com emoção, sensibilidade e raiva, sem cometer o que Eugenio Bucci (2006) identificou como “pecado ético”, já que não esconde suas críticas e convicções, adota uma postura honesta em seus relatos e, sempre que possível, esclarece suas intervenções pessoais. Os resultados de nossa análise mostraram que, em sua narrativa, Gellhorn mescla características do jornalismo factual e da literatura e, sobretudo, fornece interpretação para os fatos sem desinformar seus leitores. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionIn this M.A. thesis, we analysed the work of the war correspondent Martha Gellhorn which we categorised as 'war journalism' according to Cunha (2012b.). Based on the proposal of critical analysis of narrative by Luiz Gonzaga Motta (2013), we have directed our focus especially toward the narrative construction of Gellhorn reports, passing by the war scenario and the ‘place where she sits’ (CUNHA, 2010; 2012a; CUNHA E CORRÊA, 2011): a woman who is war correspondent, writer and journalist who at same time combines journalism and literature – that is the called literally journalism (CASTRO, 2002; PENA, 2011). We have selected four articles extracted from the Brazilian version of The Face of War (2009) to compose the research corpus of this thesis. The articles have been written in four distinct times during the covers performed by Gellhorn: in 1938, during the Spanish Civil War (1936-39); in Finland, 1939, and Netherlands, in 1944-5, while was occurring the II war world (1939-45); and also during the Vietnam War, in 1966. In our analysis, we have highlighted the particular sight of the major narrator Martha Gellhorn, who tells the history of her time and describes war with emotion, sensibility and anger without committing what Eugenio Bucci (2006) identified as the “ethical sin” of journalists, since she does not hide her reviews and convictions, adopts a honest posture in her reports and, whenever possible, clarifies her personal interventions. The results of our analysis showed that , in her narrative Gellhorn combines characteristics of factual journalism and literature and, in addition, provides her own interpretation to facts, without des-informing her readers.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso narrativo-
Palavras-chave: dc.subjectObjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo literário-
Título: dc.titleGuerra e narrativa : um estudo dos relatos jornalísticos de Martha Gellhorn-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.