
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faustino, Quintino de Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Seidl, Eliane Maria Fleury | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:40:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:40:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20375 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100014 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888988 | - |
| Descrição: dc.description | Foram investigados efeitos da intervenção cognitivo-comportamental sobre a adesão inadequada à terapia antirretroviral. Participaram dois homens (P1 e P2) acometidos pela Aids. Uma mulher soropositiva (P3) funcionou como controle. Foram comparadas avaliações de comportamento de adesão, estratégias de enfrentamento, expectativa de autoeficácia para aderir à terapia e variáveis biológicas de três momentos - linha de base (LB), imediatamente após (M2) e três meses depois (M3) da intervenção. Os participantes P1 e P2 relataram aumentos nos níveis de adesão à terapia, nos escores de autoeficácia e no enfrentamento focalizado no problema. A participante P3 manteve adesão insuficiente e baixos escores de autoeficácia. Conclui-se que a intervenção cognitivo-comportamental teve efeitos positivos sobre a adesão à terapia antirretroviral. | - |
| Descrição: dc.description | The study investigated the effects of cognitive-behavioral intervention on inadequate adherence to the antiretroviral therapy. The participants were two men with AIDS (P1 and P2). A HIV positive woman (P3) was a control subject. It was compared behavior adherence evaluation, strategies of coping, expectation of self-efficacy and biological variables of three periods - baseline (BL), immediately after (M2) and three months after (M3) the intervention. The participants P1 and P2 reported increases on the levels of adherence to the therapy, on the scores of self-efficacy and on problem-focused coping. The participant P3 maintained unsatisfactory levels of adherence and low scores of self-efficacy. It was concluded that cognitive-behavioral intervention has positive effects on the adherence to the antiretroviral therapy. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000100014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 mar. 2016. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | HIV (Vírus) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfrentamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | AIDS (Doença) - tratamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia cognitiva | - |
| Título: dc.title | Intervenção cognitivo-comportamental e adesão ao tratamento em pessoas com HIV/Aids | - |
| Título: dc.title | Cognitive-behavioral intervention and adherence to the treatment by persons with HIV/AIDS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: