Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | González Rey, Fernando Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Marília dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:40:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:40:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17772 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17772 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888921 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. | - |
Descrição: dc.description | A ênfase dada aos aspectos cognitivo-intelectuais como elementos fundamentais do processo de aprendizagem escolar corroborou para uma compreensão organicista como causa determinante das dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, aprendizagem passou a ser entendida como o resultado das capacidades intelectuais dos alunos e de suas habilidades para o processamento e armazenamento de informações. Tal visão contribuiu de forma significativa para a disseminação e banalização do diagnóstico de dificuldades de aprendizagem no contexto escolar. A predominância de se conceber as dificuldades de aprendizagem a partir de um viés meramente biológico-cognitivista, acabou por reduzir o entendimento deste fenômeno, desconsiderando aspectos importantes que fazem parte da constituição do processo de ensino e aprendizagem. Diante desse contexto, novos olhares fazem-se necessários, no sentido de ampliar a compreensão das dificuldades de aprendizagem a partir de sua complexidade. O tema desta pesquisa gira em torno da compreensão da aprendizagem como um processo subjetivo em que os elementos do cognitivo e do afetivo se manifestam de forma integrada. Com base no referencial teórico da teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica, desenvolvida por González Rey, esta pesquisa teve como objetivo central compreender como o processo de aprendizagem é configurado subjetivamente por alunos que apresentam dificuldades na aquisição dos conteúdos escolares, tendo como foco o processo de produção intelectual desses alunos. O estudo empírico foi realizado em uma instituição de ensino da rede pública do Distrito Federal. A análise das informações se deu, por meio de dois estudos de caso, em uma perspectiva qualitativa de base construtivo-interpretativa, que pressupõem a produção do conhecimento enquanto um processo construtivo-interpretativo, dialógico e singular. Com base na análise das informações consideramos que as dificuldades de aprendizagem se organizam em uma configuração subjetiva complexa na vida da criança. Os sentidos subjetivos que emergem no curso de uma determinada atividade escolar e que compromete o desenvolvimento das operações intelectuais não possuem uma gênese padronizada, destacando-se a dimensão singular do sujeito que aprende. Além disso, a partir da análise interpretativa evidenciou-se o caráter subjetivo das operações intelectuais compondo um sistema dinâmico, processual entre o cognitivo e o afetivo. | - |
Descrição: dc.description | The emphasis given to the cognitive-intellectual elements as being fundamental for scholar learning corroborated to an organists comprehension as determinant cause of the difficulties of learning. In this way, learning passed to be understood as a result of intellectual capacity of the student and his abilities to processing and storing information. This vision contributed in a significant form to the dissemination and vulgarization of the learning difficulties diagnosis in the scholar learning context. The predominance to conceive this learning difficulties through a merely biological-cognitivist bias, just had produced and comprehension of this phenomena, ignoring important aspects which make part of the constitution of the teaching and learning process. In front of this context, a new look made necessary, in a sense of getting expanded the comprehension of learning difficulties parting from its complexity. The theme of this research spins around the comprehension of learning as a subjective process in which cognitive and affective elements manifests in a certain integrated form. With references in the Subjectivity Theory through a cultural-historic perspective, developed by González Rey, this research had as main objective comprehend how the learning process subjectively configures itself through students who presents difficulties in the acquisition of scholar contents, focusing in the intellectual production process of this students. The empirical study was realized in public teaching institution of the public educational system of Distrito Federal. The analysis of the information was done through two case study, in a qualitative perspective from constructive-interpretative base, which proposes that acknowledge production as a constructive-interpretative, dialogical and singular. Having the analyses of the information as a base we consider that the difficulties of leaning organize themselves in a complex subjective configuration in the child’s life. The subjective senses, which emerge in the course of a certain scholar activity and which compromises the development of intellectual operations doesn’t have a patterned genesis, pointing out the singular dimension of the subject who learns. In addition, through the interpretative analysis has shown up the subjective character of the intellectual operations compounding a dynamic system, procedural between cognitive and affective. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacidade de aprendizagem | - |
Título: dc.title | Dificuldade de aprendizagem e subjetividade : para além das representações hegemônicas do aprender | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: