Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Robredo, Jaime | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:40:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:40:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7952 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888918 | - |
Descrição: dc.description | Após uma detalhada discussão, fundamentada em numerosas opiniões, sobre o que significariam realmente as expressões ‗Web 1.0‘, ‗Web 2.0‘, ‗Web. 3.0‘ e ‗Web semântica‘, poder-se-ia concluir, que as fronteiras conceituais entre seus respectivos significados são bastante tênues, para não dizer imaginárias, pois a Web cresce e se desenvolve de forma vertiginosa, por diferentes caminhos que nos brindam com fantásticas inovações. Assim, passamos das rígidas redes de computadores à interconexão descentralizada, sem limites, entre usuários com autonomia crescente. Presta-se especial atenção à Web semântica em seus desenvolvimentos recentes, que apontam para novos paradigmas na representação e organização do conhecimento e seus desdobramentos práticos, na agregação de lógica à Web. Essas reflexões apontam para o importante papel que os novos profissionais da informação devem desempenhar na integração de ciência da informação e Web semântica e, para tanto, tornam-se indispensáveis e urgentes algumas mudanças nos currículos, no que tange ao ensino da analise, representação e organização da informação. Palavras-chave : Web 1.0; Web 2.0; Web 3.0; Web semântica; Representação do conhecimento; Organização do conhecimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Following a detailed discussion, founded in numerous opinions about the real meaning of expressions such as ‗Web 1.0‘, ‗Web 2.0‘, ‗Web 3.0‘, and ‗Semantic Web‘, should it be possible to conclude that the conceptual borders of their respective meaning are significantly weak, not to say imaginary. The fast growing and development of the Web in last decades followed different roads, offering to us fantastic innovations. In fact, we jumped from the rigid computer networks to the user‘s unlimited decentralized connection, with a growing autonomy. Special attention is paid to the recent evolution and developments of the semantic Web, pointing to new representational knowledge organization paradigms and their practical developments in aggregating logic to the Web. These reflections indicate the important role to be played by the new information professionals in the integration of information science and semantic Web, and to make this achievement possible it is urgent and indispensable to reinforce some aspects of the curricula in that concerning the skills related to the knowledge analysis, representation and organization. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | IBICT | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 1.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 3.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web semântica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização do conhecimento | - |
Título: dc.title | Ciência da informação e web semântica : linhas convergentes ou linhas paralelas? | - |
Título: dc.title | Information science and semantic web : converging or parallel lines? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: