Efeitos do Programa Bolsa Família sobre o rendimento escolar : a percepção dos professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCasimiro, Arilthon Romulo Cavalcante-
Autor(es): dc.creatorBelo, Caroline Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorNeiva, Sonia Maria de Sousa Fabricio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:40:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:40:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32974-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.29380/2018.12.01.02-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888896-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que buscou identificar a percepção dos professores acerca dos efeitos do Programa Bolsa Família (PBF) no rendimento escolar de crianças beneficiárias. Nesse intuito, são apresentados dados de uma pesquisa de campo realizada com os professores da “Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado”, situada na região do sudeste tocantinense. Para a consecução da pesquisa foram utilizados questionários semiestruturados compostos por 15 questões, sendo a maioria fechada. A pesquisa baseou-se em princípios de cunho quali-quantitativo e contou com a presença de 15 participantes. O estudo apontou que o PBF interfere positivamente no rendimento escolar dos alunos e que a frequência, tida como requisito para permanência no programa, possibilita melhora em suas habilidades educacionais.-
Descrição: dc.descriptionThe present study presents the results of a study that sought to identify the teachers&39; perception about the effects of the Bolsa Família Program (PBF) on the school performance of beneficiary children. For this purpose, data from a field survey conducted with the teachers of the "Sunflower State School of Integral Time", located in the municipality of Combinado, southeast region of Tocantins. To achieve the research, semi-structured questionnaires were used, composed of 15 questions, most of which were closed. The research was based on qualitative-quantitative principles and was attended by 15 participants. The study pointed out that PBF interferes positively in the students &39;school performance and that the students&39; attendance, which is a requirement for permanence in the program, improves their educational abilities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo servidor Arilthon Romulo Cavalcante Casimiro, em 30 de outubro de 2018, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Bolsa Família-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Título: dc.titleEfeitos do Programa Bolsa Família sobre o rendimento escolar : a percepção dos professores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.