Papéis sociais e envelhecimento em uma perspectiva de curso de vida

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Iolete Ribeiro da-
Autor(es): dc.creatorGünther, Isolda de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:40:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:40:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2000-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12407-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722000000100005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888891-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investigou os papéis sociais e as tarefas evolutivas desempenhados por adultos. O local escolhido para investigação foi um assentamento de famílias de baixa renda do Distrito Federal criado em 1989. Utilizou-se um questionário contendo 17 questões abertas e 15 questões fechadas, preenchido pela primeira autora durante uma visita domiciliar. Participaram 98 respondentes (73 F e 25 M), sendo 51 entre 50 e 59 anos e 47 a partir de 60 anos. Os resultados apontaram que este grupo é heterogêneo e que seus papéis sociais são influenciados pelas variáveis demográficas (idade, sexo, escolaridade, ocupação, naturalidade e estado civil) e também pelas variáveis relativas à moradia atual. Concluiu-se também que as expectativas sociais, o suporte social e a escolarização são fatores de suma importância para oferecer recursos para a otimização e compensação necessárias a um envelhecimento bem sucedido. __________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated the social roles and developmental tasks of adults. The study took place in a settlement of low-income families, created in The Federal District in 1989. Data were collected through a questionnaire composed of 17 open and 15 closed questions, administered by the first author during a home visit. There were 98 respondents, 73 female and 25 male, being 51 between 50 to 59 years old and 47 elders above the age of 60. The result indicated that this group is heterogeneous and that its social roles are influenced by the demographic variables - age, sex, educational level, work, place of the birth and marital status, as well for the relative variables to current residence. The data allow the conclusion that social expectations, social support and the educational level are important resources for the optimization and necessary compensation to successful aging.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722000000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 7 mar. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectMaturidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento social-
Título: dc.titlePapéis sociais e envelhecimento em uma perspectiva de curso de vida-
Título: dc.titleSocial roles and aging from a life-span perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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