Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Motta, Luiz Gonzaga Figueiredo | - |
Autor(es): dc.creator | Magno, Ana Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:40:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:40:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6641 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888820 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é responder à pergunta que mais me inquieta como profissional e que me empurrou de volta para a universidade: por que as reportagens brasileiras estão como estão ? Estão distante de suas raízes. Estão indigestas, pasteurizadas, declaratórias, agarradas ao discurso da objetividade, obcecadas pela cobertura do poder e fechadas entre os palácios de três cidades, Brasília, São Paulo e Rio. Significa que a grande imprensa brasileira está esquecendo o mais nobre dos gêneros jornalísticos, o único que combina densidade narrativa com capacidade reflexiva e valor documental. Significa também que os jornalistas já não vivem de contar histórias e leitores de lê-las. Divido a dissertação em três partes. Na primeira discuto e diferencio os conceitos de notícia e reportagem. Na segunda, apresento um pouco da história da reportagem no Brasil e no mundo. Na terceira, mergulho na fase empírica da pesquisa, onde, através da metodologia de análise de conteúdo, examino as matérias vencedoras do Prêmio Esso de Jornalismo, desde sua criação em 1956 até 2005. É a premiação mais respeitada da imprensa brasileira, e, em que pesem as críticas ao processo de seleção dos textos premiados, não há dúvida de que os agraciados estão entre os melhores trabalhos produzidos anualmente pela imprensa brasileira. Ao analisá-los, portanto, estaremos examinando o que há de melhor em nosso jornalismo. Concentro-me nas reportagens vencedoras da categoria principal do Esso. São 49 trabalhos em 50 anos e refletem cada momento do jornalismo no país, o que me permitiu caracterizar fases da produção jornalística brasileira. Para isso, defini categorias diferenciadas de matérias no que se refere ao tema, ao enfoque, ao texto e ao processo de produção. Classifico as reportagens em sete grandes áreas: 1. Sociais 2. Fiscalizadoras do poder 3. Internacionais 4. Policiais 5.Culturais 6. Esportivas 7. Econômicas. A classificação por categorias temáticas revela que a reportagem brasileira está experimentando um profundo processo de mutação de seus fundamentos, desde a pauta até a publicação, passando pela apuração e pelo estilo do texto. A última reportagem social que venceu o Esso foi em 1989 e tratava do assassinato de Chico Mendes. Desde então, com quatro exceções, um único tema é premiado na categoria principal: corrupção política no Legislativo, no Executivo e no Judiciário, e concentrada em São Paulo, Rio e Brasília. Os textos obedecem sempre a mesma fórmula: objetividade, poucos adjetivos, muito off e farta documentação comprobatória. É uma leitura sem viagem, um passaporte para o desencanto, num mundo sem heróis e comandado por bandidos. No capítulo final do trabalho, concluo que está evidente a existência de uma franca concentração na abordagem política, em detrimento das grandes matérias com temáticas sociais e produzidas a partir de longas viagens, com orçamentos generosos e textos extensos. Ou seja o funeral da reportagem social é também o funeral da narrativa. Uma morte lenta, um calvário com coveiros que seguem enterrando, um a um, os fundamentos do mais fascinante dos gêneros jornalísticos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to answer to the question that uneasier that and me as professional pushed me in return for the university: why the Brazilian news articles are as are? They are distant of its origins. They are indigestible, pasteurized, declaratory, grasped to the speech of the objectivity, blinded for the covering of the power and closed between the palaces of three cities, Brasilia, Sao Paulo and Rio. Mean that the great Brazilian press is forgetting noblest them journalistic sorts, the only one that it combines density narrative with reflexive capacity and documentary value. It also means that the journalists already do not live to count to histories and readers to read them. I divide the dissertation in three parts. In the first one I argue and I differentiate the concepts of notice and news article. In second, I present a little of the history of the news article in Brazil and the world. In third, diving in the empirical phase of the research, where, through the methodology of content analysis, I examine the substances winning of the Prize Esso de Journalism, since its creation in 1956 up to 2005. It is the respected awarding more of the Brazilian press, and, where they weigh critical to the process of election of the texts the awardees, it does not have doubt of that the awarded ones are between the best works produced annually for the Brazilian press. When analyzing them, therefore, we will be examining what it has of better in our journalism. I concentrate myself in the winning news articles of the main category of the Esso. They are 49 works in 50 years and reflect each moment of the journalism in the country, what it allowed me to characterize phases of the Brazilian journalistic production. For this, I defined differentiated categories of substances as for the subject, to the approach, the text and the process of production. I classify the news articles in seven great areas: 1. Socials 2. Inspectors of power 3. Internationals 4. Cultural 6. Policies 6. Sportives 7. Economics. The classification for thematic categories discloses that the Brazilian news article is trying a deep process of mutation of its beddings, since the guideline until the publication, passing for the verification and the style of the text. The last social news article that won the Esso was in 1989 and dealt with the murder of Chico Mendes. Since then, with four exceptions, an only subject is awarded in the main category: corruption politics in the Legislative one, the Judiciary Executive and, and the intent one in São Paulo, Rio and Brasilia. The texts always obey the same formula: objectivity, few adjectives, and much off and satiated evidential documentation. It is a reading without trip, a passport for the disenchantment, in a world without heroes and commanded by outlaws. In the final chapter of the work, I conclude that it is evident the existence of a frank concentration in the boarding politics, in detriment of the great thematic social and produced substances with from long trips, with generous budgets and extensive texts. Or either the funeral of the social news article is also the funeral of the narrative. A slow death, a Calvary with gravediggers who follow embedding, one by one, the beddings of most fascinating of the journalistic types. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reportagens e repórteres | - |
Título: dc.title | A agonia da reportagem : das grandes aventuras da imprensa brasileira à crise do mais fascinante dos gêneros jornalísticos : uma análise das matérias vencedoras do Prêmio Esso de Jornalismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: