Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chaibub, Juliana Rochet Wirth | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Elina Daiane Zavasque Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:40:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:40:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888809 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo caracterizar, a partir das narrativas dos trabalhadores e trabalhadoras de quatro Casas de Farinha do Distrito Janarí/Goianésia do Pará, os elementos materiais e simbólicos que compõem as relações e o processo de “saber-fazer” da farinhada, a fim de identificar as características e singularidades dos territórios casas de farinha, concebidos neste trabalho como territórios de aprendizagem. O estudo buscou analisar dados extraídos da pesquisa de campo realizada com moradores(as) das comunidades pesquisadas no Distrito Janarí, em diálogo com o levantamento bibliográfico, que deu suporte aos questionamentos desenvolvidos no decorrer do estudo. Tomou-se com base obras que tratam sobre Território, Lugar, Práticas Pedagógicas, e manuais de casa de farinha da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. | - |
Descrição: dc.description | Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). | - |
Descrição: dc.description | This dissertation has as an objective to distinguish the material and symbolic elements that compose the relations and the process of knowing-doing of cassava-flour (farinhada), according to the narratives of the Flour Houses workers in the District of Janarí/Goianésia do Pará – Brazil. The study aims to identify if there are singularities in the territories of flour houses, highlighting the places that constitute the territories. The empirical research was performed with residents of the Distrito Janarí, supported by bibliographic research that discuss the concepts of Territory, Place, Pedagogical Practices, and handbooks for flour houses by the EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Casa de farinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Farinhada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização do conhecimento | - |
Título: dc.title | A casa de farinha como território de aprendizagem e a farinhada como processo educativo : estudo de caso no Distrito Janarí, Goianésia do Pará/PA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: