A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Ricardo Barros-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Jorge Henrique Cabral-
Autor(es): dc.creatorSacerdote, Helena Célia de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:40:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:40:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32414-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888798-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de pesquisa realizado e apresentado nesta tese investiga o processo de apropriação da informação e do conhecimento sob os aspectos da mediação e do comportamento informacional – uso da informação – de estudantes em um programa de pós-graduação lato sensu. Do ponto de vista teórico, a pesquisa contribui para ampliar os constructos acerca da interdisciplinaridade do conceito de mediação e do comportamento informacional de usuários, especialmente no contexto da educação on-line. O universo pesquisado foi o curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CEGSIC 2012/2014) no seu ambiente on-line, no qual foram avaliadas as interações e a produção intelectual dos estudantes de maneira que fosse traçada uma representação do atingimento dos objetivos de aprendizagem desse projeto educacional. A crescente demanda pela modalidade de cursos a distância e a evasão que se verifica exigem que se busquem insumos quanto à gestão de projetos educacionais adequados para atender às necessidades desse público. Nesse sentido, considerando que a mediação pode contribuir para o aproveitamento acadêmico do estudante, objetiva-se investigar a relação entre os conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica e a existência de evidências de aprendizagem nas atividades pedagógicas depositadas no ambiente. Para isso foi realizada em um primeiro momento uma revisão da literatura em ciência da informação e em educação; em seguida utiliza-se a análise de redes sociais para avaliar o diálogo educacional coletivo e individual dos estudantes; observa-se seu aproveitamento acadêmico; e pela instrumentalidade da análise de conteúdo utilizando o software Iramuteq observam-se os registros dos seus textos e dos conceitos neles apresentados. Como resultado das atividades previstas se desenvolveu um modelo metodológico-ferramental possível de traçar representações de estados do conhecimento de estudantes em um ambiente on-line. Dentro das limitações do modelo e sob os aspectos analisados, os resultados sugerem que a mediação da informação e a mediação pedagógica são compatíveis. Além disso, o curso apresenta algumas características que se assemelham àquelas favoráveis à modificação cognitiva segundo Feuerstein. Quanto ao diálogo educacional, os resultados sugerem que se for mais bem distribuído entre os participantes, há melhor aproveitamento individual, pois quando há poucos atores proeminentes apenas estes se beneficiam. Na análise de conteúdo (quantitativa e qualitativa) emergiram resultados de uso da informação que sugerem o atendimento das necessidades informacionais dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThe research work carried out and presented in this thesis analyzes the process of appropriation of information and knowledge under the aspects of mediation and the informational behavior - use of information - of students in a lato sensu postgraduate program. From the theoretical point of view, the research contributes to broaden the constructs about the interdisciplinarity of the concept of mediation and the informational behavior of users, especially in the context of online education. The universe researched was the Specialization course in Information Security and Communications Management - CEGSIC 2012/2014 in its online environment, in which the interactions and the intellectual production of the students were evaluated in a way that a representation of the achievement of the learning objectives of this educational project. The growing demand for the distance learning modality and the evasion that takes place require that we seek inputs for the management of educational projects adequate to meet the needs of this public. In this sense, considering that mediation can contribute to the academic achievement of the student, we aim to investigate the relationship between the concepts of mediation of information and pedagogical mediation and the existence of evidences of learning in the pedagogical activities deposited in the environment. For this purpose, a review of the literature on information science and education was carried out; then we use social network analysis to evaluate students' collective and individual educational dialogue; we observe their academic achievement; and by the instrumentality of content analysis using the Iramuteq software we observe the records of their texts and concepts presented in them. As a result of the planned activities, a methodological-tool model was developed to draw representations of states of knowledge of students in an online environment. Within the limitations of the model and the analyzed aspects, the results suggest that mediation of information and pedagogical mediation are compatible. In addition, the course presents some characteristics that resemble those favorable to the cognitive modification according to Feuerstein. As for the educational dialogue, the results suggest that if it is better distributed among the participants, there is better individual use, because when there are few prominent actors only these benefit. In content analysis (quantitative and qualitative) emerged results of information use that suggest the attendance of students' informational needs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectMediação da informação-
Palavras-chave: dc.subjectUso da informação-
Palavras-chave: dc.subjectFeuerstein, Reuven, 1921-2014 - crítica e interpretação-
Título: dc.titleA mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.