Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortone, Márcia Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Rosária Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:39:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:39:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8713 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888752 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas, 2011. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa a mostrar que é possível construir práticas de letramento a partir da leitura de poemas populares. A primeira seção abrange a perspectiva histórica, apresentando os elementos de formação da literatura popular brasileira e como esta contribui para as práticas de leitura em comunidades sertanejas. Além disso, realizar-se-á uma análise de poemas considerando-se a variação linguística como parte da pluralidade cultural brasileira, buscando-se uma reflexão acerca da linguagem utilizada pelos poetas e suas semelhanças com a fala de pessoas escolarizadas. Apresentar-se-á também a interpretação de poemas de Leandro Gomes de Barros, Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. A análise levará em conta a perspectiva da interdisciplinaridade e dos temas transversais, estimulando-se uma leitura que valorize o contexto sócio-histórico em que os poemas foram produzidos. A última parte destina-se à apresentação do projeto de leitura que busca inserir a poesia popular em turmas de 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental de maneira a incorporar os letramentos múltiplos, valorizando-se a pluralidade cultural e estimulando uma leitura global do texto. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This work intends to show that is possible to construct literacy practice as from popular poems. The first section comprehends, the historical perspective, presenting the training elements of Brazilian popular literature and how this contributes to the reading practice in Sertaneja Communities. In addition it will conduct an analysis of poems by considering the language variation as part of the Brazilian cultural plurality, seeking is a reflection on the language used by poets and their similarities with the speech of formal educated people. Will be present too the interpretation of poems by Leandro Gomes de Barros, Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. The analysis takes into account the perspective of interdisciplinary and cross-cutting themes, encouraging a reading that enhances the sociohistorical context in which the poems were produced. The last part is for the presentation of a reading project that seeks to enter the popular poetry in the 3th and 4th.cycles of basic education in order to incorporate multiple literacies, valuing cultural diversity and fostering an overall reading of the text. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Título: dc.title | Poesia popular em sala de aula : o letramento sob uma perspectiva interdisciplinar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: