Relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRabelo, Mauro Luiz-
Autor(es): dc.creatorAlves, Tiago Felipe de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:39:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:39:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18068-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888724-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2014.-
Descrição: dc.descriptionTradicionalmente, o processo de apreensão de conceitos de geometria pelos estu- dantes durante o ensino fundamental tem sido prejudicado por fatores de natureza diversa, que estão relacionados com a abordagem dessa área nos livros didáticos, com o momento em que ela é explorada no ano escolar e com o processo de desenvolvimento da lateralidade que ocorre ao longo da infância. Considerando esse contexto, busca- mos, neste trabalho, compreender a relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico. Para isso, lançamos mão das teorias do desenvolvimento da in- teligência, segundo Piaget, e dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico, segundo Van Hiele. Foram feitas análises de conteúdos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática do Ensino Fundamental, no que diz respeito aos ob- jetos de conhecimento de geometria e às habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos. A distribuição dos campos de conhecimento de matemática presentes no Pro- grama Nacional do Livro Didático (PNLD) e as matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) também foram analisadas com relação à inserção de expecta- tivas de aprendizagem relacionadas ao tema de interesse do trabalho. Algumas questões aplicadas na Prova Brasil são exploradas com o intuito de entender a forma com que são avaliadas habilidades esperadas do alunos no processo de ensino-aprendizagem de geometria. O estudo levou à conclusão de que habilidades de orientação espacial são fundamentais para a apreensão de conceitos geométricos, além de ter sua origem na formação da lateralidade. Assim, esta constitui um dos primeiros passos para o desen- volvimento do pensamento geométrico. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionTraditionally, the process of learning about the geometry concepts by students du- ring the Elementary School have been damaged by many factors and they are related with the approach in this area in the textbooks, at the moment that it's explored and with the laterality development process that happens during the childhood. Conside- ring the context, we understand the relationship between the laterality and geometric thinking development. Therefore, the Intelligence Development Theory by Piaget and the Geometric Thinking Development by Van Hiele were considerate. The analysis were done through the Math PCN (National Curricular Parameters), when they talk about the knowledge objects of the geometry and the abilities that be developing by students. The distribution in the Math Knowledge presents in the National Textbook Program (PNDL) and the matrixes of the Elementary Assessment System (SAEB) were done analyzed too. Some questions that were done in _Prova Brasil_ are explo- red with the goal of to understand the way that are view the abilities expected by students in the geometry learning - teaching process. The study concludes that the spatial orientation abilities are fundamental for to learning the geometric concepts and has their beginning in the laterality formation. Thus, this has one of the _rst steps for the geometric thinking development.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleRelação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.