
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Luciano Fernandes | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Swellen Sales | - |
| Autor(es): dc.creator | Watanabe, Giselle | - |
| Autor(es): dc.creator | Halmenschlager, Karine Raquiel | - |
| Autor(es): dc.creator | Strieder, Roseline Beatriz | - |
| Autor(es): dc.creator | Hunsche, Sandra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:39:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:39:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-2041-3809 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-3431-1187 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-3738-7160 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-2747-3601 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-8965-8906 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-9766-5049 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888673 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar. | - |
| Descrição: dc.description | In this study, some features have been identified about the Thematic Approach that underlies teachers' actions. All the teachers who participated in this study were following the Bachelors' degree in Physics and have studied the Thematic Approach. This is a qualitative study, and eighteen teachers completed a semi-structured interview and some questionnaires. This group has participants who have studied in eight different Brazilian universities. Content Analysis was utilized in this research, and two categories were established: the theme's nature and theme selection criteria. The results show that most teachers emphasize contextual themes with a focus on the students' daily lives. This situation could indicate that teachers focus on the knowledge and skills needed for the application of scientific knowledge. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Título: dc.title | Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores | - |
| Título: dc.title | Thematic approach in high school : signposts for teacher education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: