Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Fernandes-
Autor(es): dc.creatorTavares, Swellen Sales-
Autor(es): dc.creatorWatanabe, Giselle-
Autor(es): dc.creatorHalmenschlager, Karine Raquiel-
Autor(es): dc.creatorStrieder, Roseline Beatriz-
Autor(es): dc.creatorHunsche, Sandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:39:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:39:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36495-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1516-731320190010010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0003-2041-3809-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-3431-1187-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-3738-7160-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0003-2747-3601-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0001-8965-8906-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0001-9766-5049-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888673-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.-
Descrição: dc.descriptionIn this study, some features have been identified about the Thematic Approach that underlies teachers' actions. All the teachers who participated in this study were following the Bachelors' degree in Physics and have studied the Thematic Approach. This is a qualitative study, and eighteen teachers completed a semi-structured interview and some questionnaires. This group has participants who have studied in eight different Brazilian universities. Content Analysis was utilized in this research, and two categories were established: the theme's nature and theme selection criteria. The results show that most teachers emphasize contextual themes with a focus on the students' daily lives. This situation could indicate that teachers focus on the knowledge and skills needed for the application of scientific knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleElementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores-
Título: dc.titleThematic approach in high school : signposts for teacher education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.