Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Paulo Vinícius Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:39:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:39:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38705 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888570 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado foi elaborada no formato multipaper e constituída de três artigos, cujos objetos de pesquisa referem-se ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O presente estudo intentou analisar os panoramas e métodos dos resultados sobre a área de conhecimento da Matemática no Distrito Federal nas edições de 2003-2018. O objetivo geral da dissertação se constituiu em compreender a importância da avaliação do PISA para a aprendizagem em Matemática, sobre os resultados dos estudantes brasileiros no período de 2003-2018, com ênfase no Distrito Federal. Para atender o formato multipaper, cada objetivo específico assume o status de objetivo geral, com seus respectivos objetivos O estudo de abordagem qualitativa de caráter descritivo e explicativo contou como instrumentos de coleta de dados: a análise documental e a entrevista semiestruturada. O cenário das pesquisas se constituiu em entrevista com professores que atuam na área de Matemática, e a mostra investigada compôs-se de 20 professores, atuantes em cinco regionais de ensino do DF. Ademais, os resultados e as análises revelou que no primeiro paper, as análises sobre a estrutura do PISA e as concepções que os professores entrevistados apresentam breve conhecimento sobre as avaliações em larga escala, sobretudo do PISA, reconhecendo-o como importante instrumento para a reformulação de investimento em políticas públicas educacionais; Em relação ao segundo paper, os resultados apontam que o desenvolvimento do Brasil ao longo de todas as edições apresenta resultados insatisfatórios, com poucos avanços, tanto no cenário internacional quanto em comparação com os países da América Latina.; E, por fim, no terceiro e último paper, as concepções apresentadas pelos professores em prol dos resultados no DF são animadoras, pois compreende a necessidade de investimentos na carreira docente e uma proposta diferenciada para se trabalhar com o PISA, o que dialoga com os resultados brasilienses que estão acima da média nacional. Desse modo, a partir das investigações propostas nos três artigos, pode-se inferir que esta dissertação apresenta caminhos que podem ser adotados para repensar o cenário brasileiro no PISA e as maneiras como interpretamos os dados de Matemática. | - |
Descrição: dc.description | In a multipaper format and consisted of three articles, whose research objects refer to the International Student Assessment Program (PISA). The present study tried to analyze the panoramas and methods of the results on the area of knowledge of Mathematics in the Federal District in the 2003- 2018 editions. The general objective of the dissertation was to understand the importance of PISA assessment for learning in Mathematics, on the results of Brazilian students in the period 2003-2018, with an emphasis on the Federal District. To meet the multipaper format, each specific objective assumes the status of general objective, with its respective objectives. The study of qualitative approach of a descriptive and explanatory character counted as instruments of data collection: the documentary analysis and the semi-structured interview. The research scenario consisted of an interview with teachers working in the area of Mathematics, and the investigated sample consisted of 20 teachers, working in five regional teaching areas in the Federal District. Furthermore, the results and the analyzes revealed that in the first paper, the analyzes on the structure of PISA and the conceptions that the interviewed teachers present brief knowledge about the evaluations on a large scale, mainly of PISA, recognizing it as an important instrument for the reformulation investment in educational public policies; In relation to the second paper, the results show that the development of Brazil throughout all editions presents unsatisfactory results, with little progress, both in the international scenario and in comparison with the countries of Latin America. And, finally, in the third and last paper, the conceptions presented by teachers in favor of results in DF are encouraging, as they understand the need for investments in the teaching career and a different proposal to work with PISA, which dialogues with the results Brasilians who are above the national average. Thus, from the investigations proposed in the three articles, it can be inferred that this dissertation presents ways that can be taken to rethink the Brazilian scenario in PISA and the ways in which we interpret the mathematical data. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise metodológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resultados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | PISA | - |
Título: dc.title | PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: