Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Beatriz Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Feitoza, Carlos da Veiga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:39:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:39:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42207 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888547 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa trata da relação entre a Música Caipira e o Protestantismo em dois períodos distintos da história do Brasil, observada a partir de seus representantes: Cornélio Pires (1900-1930) e as duplas Curió e Canarinho e Mineiro e Mineirinho (1960- 1990). No primeiro período observaremos como o Protestantismo, estabelecido definitivamente com a chegada dos primeiros missionários europeus e estadunidenses no século XIX, trouxe sua contribuição para a construção da Música Caipira como produto cultural brasileiro. No segundo período veremos como é estabelecida essa nova relação entre a Música Caipira e o Protestantismo, a partir de acontecimentos como o fluxo migratório das populações rurais para as cidades e o espantoso crescimento do Pentecostalismo nas periferias das urbes. Se no primeiro período a Música Caipira se serve do Protestantismo para seu estabelecimento na cultura, veremos que no segundo período é o Protestantismo que se serve da Música Caipira para seu estabelecimento no País, fazendo seu uso para fins religiosos conversionistas e proselitistas. Os artistas citados – Cornélio Pires e as duplas Curió e Canarinho e Mineiro e Mineirinho – foram escolhidos como representantes dos movimentos que se deram na história do País, nos períodos citados. Para alcançar o objetivo proposto, serão analisados registros musicais e historiográficos dos dois períodos, por meio de análises de gravações fonográficas, bibliografia e pesquisas de campo. | - |
Descrição: dc.description | This research deals with the relationship between Brazilian Folk Music and Protestantism in two distinct historical periods, and as perceived respectively from two of their representatives: Cornélio Pires (1900-1930) and the duo Curió and Canarinho (1960- 1990). In the first part, we will discuss Protestantism’s subtle apport to the construction of “Caipira” Music as a Brazilian cultural product, established after the arrival of the first European and American missionaries in 19th century. In the second part, we will discuss the development of a new relationship between Música Caipira and Protestantism, in connection with events such as the migratory flow of rural populations to urban centers, and the amazing growth of Pentecostalism in these center’s peripheries. If in the first period, Caipira Music uses Protestantism for its cultural establishment, we will notice its reversal in the second period, as Protestantism makes use of Caipira Music for its own establishment at a broader national level, making use of it for religious, conversionist and proselytizing purposes. The aforementioned artists – Cornélio Pires and the Curió and Canarinho duo – were chosen as representatives of the movements they engendered in the history of the country during the two periods selected. To achieve the proposed goal, musical and historiographic records of the two periods will be examined, through the analysis of phonographic recordings, selected bibliography and field research. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música caipira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protestantismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pires, Cornélio, 1884-1958 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curió e Canarinho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineiro e Mineirinho | - |
Título: dc.title | Música Caipira, Protestantismo e suas relações : de Cornélio Pires até as duplas pentecostais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: