
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cruz, Rita de Cássia Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Castioni, Remi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:39:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:39:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39615 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0095 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-1203-4617 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-5459-3492 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888475 | - |
| Descrição: dc.description | The present article contemplates an analysis on the extension of the school time in the basic education; and evidences that the subject has occupied great space in the international literature. In Brazil, he comes to gain relevance with the new reorganization of secondary education. Because this is a comparative study, the article focuses on the experience of organizing school time in the Federal District (Brazil) compared to Catalonia (Spain); and based on the diversity of terms and concepts, the study focuses the analysis of the student’s daily time. With that, it presents as results the differences in the organization of the daily school day, in the autonomy and in the infrastructure of the educational centers of the two contexts. And he concludes, among others, that this expansion requires the assessment of the opinions of different interlocutors and the context in which the proposal will be developed. | - |
| Descrição: dc.description | El presente artículo se propone analizar la ampliación del tiempo escolar en la educación básica; y evidencia que el tema viene ocupando un gran espacio en la literatura internacional. En Brasil, el mismo pasa a ganar relevancia con la nueva reorganización de la enseñanza secundaria. Por tratarse de un estudio comparado, el artículo se centra en la experiencia de organización del tiempo escolar del Distrito Federal (Brasil) en comparación con Cataluña (España); y debido a diferentes términos y conceptos el estudio se centra en el análisis del tiempo diario de los estudiantes. Así presenta como resultado las diferencias en la organización de la jornada escolar diaria, en la autonomía y en la infraestructura de los centros educativos de los dos contextos. Una conclusión, entre otras, es que la referida ampliación exige la valoración de la opinión de diferentes interlocutores y del contexto donde se desarrollará la propuesta. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | UNICAMP - Faculdade de Educação | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - Distrito Federal (Brasil) - Catalunha - Espanha | - |
| Título: dc.title | Desafíos en la ampliación del tiempo escolar en dos contextos : Distrito Federal (Brasil) y Cataluña (España) | - |
| Título: dc.title | The challenge of school time extension in two contexts : Federal District (Brazil) and Catalonia (Spain) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: