Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Maria Helena da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Wildson Luiz Pereira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Mól, Gerson de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:39:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:39:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888474 | - |
Descrição: dc.description | A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo. | - |
Descrição: dc.description | The adoption of innovating science textbooks that incorporated new methodology approaching can contribute for changing in science classrooms. In this paper, we discuss the pedagogic role of these textbooks and their relation with teachers; and we present the analysis of the conceptions of teachers on an innovation textbook for showing how they identify the innovation textbook features. For this, the conceptions of chemistry teachers who have adopted an innovation textbook since the beginning of the year are discussed. The analysis of the teachers' views shows a tension between the teachers' intentions to adopt the new strategies indicated by textbook and some difficulties to develop the new practices. Reflections on the training teachers are discussed in the end of the paper. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Química (IQ) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Título: dc.title | Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida | - |
Título: dc.title | Innovating textbook and teachers : a challenge tension | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: