Psicologia e odontopediatria : a contribuição da análise funcional do comportamento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoraes, Antônio Bento Alves de-
Autor(es): dc.creatorSanchéz, Kira Anayansi Singh-
Autor(es): dc.creatorPossobon, Rosana de Fátima-
Autor(es): dc.creatorCosta Júnior, Áderson Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:39:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:39:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6125-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888470-
Descrição: dc.descriptionObjetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. "Direção", categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study was to carry out a functional description of the pediatric dentists' behavior concerning professional performance. Subjects were 3 uncooperative dental patients who were treated using placebo or diazepam. Dental sessions were videotaped. Procedures and behaviors were recorded in 15-second intervals. Results revealed that children's level of cooperative behavior may be a considered variable that affect professional behaviors. Diazepam was not effective. "Guidance" was predominantly used by the dentist and evoked cooperative behavior with two patients. The results express the contribution of behaviour functional analysis to the study of patterns of interaction between the dental practitioner and child patient.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectRelações dentista-paciente-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia aplicada à odontologia-
Palavras-chave: dc.subjectOdontologia comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectOdontologia-
Palavras-chave: dc.subjectOdontopediatria-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento - análise-
Título: dc.titlePsicologia e odontopediatria : a contribuição da análise funcional do comportamento-
Título: dc.titlePsychology and pediatric dentistry : the contribution of behaviour functional analysis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.