Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Danilo Cézar Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:38:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:38:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35710 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888377 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa é uma série epistolar que procura lançar olhares sobre a crítica de Artes Cênicas na contemporaneidade, tendo o gênero carta como suporte e o seu potencial afetivo como válvula de criação. A partir da observação da minha prática como crítico, por meio da escrita de cartas, trago a noção de afeto proposta pelo filósofo holandês Baruch Espinoza (1632-1677) para sugerir que as críticas que realizo sejam entendidas como uma atividade corpórea, artística e performativa diante da experiência com o objeto criticado. Proponho a crítica como um ato político de desnudamento, que revela contextos sociais por meio da carta, da memória e da intimidade, no intuito de ampliar o diálogo e o fomento às Artes Cênicas entre nós, Críticas, público e artistas da cena. Com marcos da história da crítica e das cartas no Brasil, apresento uma breve perspectiva que evidencia os afetos em práticas de outras Críticas assim como as transformações da crítica desde os primeiros periódicos impressos brasileiros (1600) até a Era Digital, por meio de blogs e sites especializados. Nesse fluxo, apresento aqui a prática que intitulei de Crítica com Afeto, que versa sobre o lugar de poética e performatividade da carta aplicada à crítica de Artes Cênicas. Por fim, chego aos estudos da percepção e recepção diante das cartas- críticas. Esta dissertação em cartas pretende, afetivamente, apresentar proposições no campo da crítica com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da área, casando o potencial dialógico entre cartas e internet sob a regência política dos afetos alegres. | - |
Descrição: dc.description | This research is a series of epistolary studies that seeks to shed light on criticism in contemporary Performing Arts by examining letters and their affective potential as a Creative valve. By observing my own practice as someone who is a critic that writes letters,, I engage the notion of affection proposed by the Dutch philosopher Baruch Espinoza (1632-1677) to suggest that the criticisms that I write might be understood as corporeal, artistic and performative activities in relation to the critized object. I propose criticism as a political act of denudation, which reveals social contexts through letters, memory and intimacy in order to broaden the dialogue about and the promotion of the Performing Arts amongst critics, audience and artists. By highlighting important moments in the history of the criticism and letters in Brazil, I present a brief historical perspective which shows affections in practices of other Critics as well as the transformations of criticism from the first Brazilian printed periodicals (1600) to the Digital Age, examining blogs and specialized websites. In this flow, I present the practice I called Critique with Affection, which deals with the place of poetics and the performativity of the letter when applied to the Critique of the Performing Arts. Finally, I come to studies of perception and reception in relation to critical-letters. This dissertation in letters intends to present affective proposals in the field of criticism with the goal of contributing to the development of the area by combining the dialogical potential between letters and the internet under the political regency of cheerful affections. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espinoza, Baruch, 1632-1677 - crítica e interpretação | - |
Título: dc.title | Cartas de um jovem crítico : afeto como atitude política na crítica de Artes Cênicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: