Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMueller, Bernardo Pinheiro Machado-
Autor(es): dc.creatorLins, Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:38:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:38:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/937-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888375-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho reúne três artigos relacionados à oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. O primeiro artigo, “Publicidade e crescimento econômico”, propõe um modelo de competição monopolística para discutir o Princípio da Constância Relativa (PRC), que postula uma relação estável entre os gastos agregados de publicidade em um país e o PIB. Sugere, a partir desse modelo, grandezas que poderiam ser adotadas para comprovar empiricamente essa relação, colocando em perspectiva trabalhos empíricos anteriores. O segundo texto, “Censura e classificação indicativa: um conflito renovado”, desenvolve um modelo de economia política positiva para examinar, a partir das motivações dos agentes na demanda por conteúdo, as várias formas de controle praticadas no Brasil em distintos períodos. As recentes pressões de diversos grupos de interesse em busca de um maior controle do conteúdo veiculado pelas emissoras de televisão são discutidas nessa perspectiva. O artigo final, “Convergência de serviços, concentração de mercado e implantação da TV digital: o caso brasileiro”, apresenta um modelo de jogos para contextualizar os movimentos estratégicos das empresas de radiodifusão e de telefonia celular diante das oportunidades que a tecnologia descortina no momento. O foco da disputa é um novo mercado em potencial, dado pelo uso do celular como receptor de conteúdo audiovisual, ensejando decisões estratégicas dos dois setores na definição do marco legal aplicável ao serviço.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCensura-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia da mídia-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização industrial-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica setorial-
Palavras-chave: dc.subjectRadiodifusão-
Palavras-chave: dc.subjectTelefonia celular-
Título: dc.titleEnsaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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