
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nuto, João Vianney Cavalcanti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:38:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:38:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9643 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888193 | - |
| Descrição: dc.description | Este ensaio analisa a contribuição do conhecimento da cultura grega da Antiguidade para a formação do pensamento de Mikhail Bakhtin. Demonstra como o diálogo socrático e os gêneros sério-cômicos contribuíram para o formação do gênero romance – na concepção de Bakhtin – pelo desenvolvimento da linhagem carnavalizada desse gênero. Conclui que, embora não seja propriamente um helenista, Bakhtin contribui para os estudos da Grécia Antiga, ao explorar a criatividade literária do período helenístico. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This essay analyses the contribution of the knowledge of Greek culture in Antiquity for Mikhail Bakhtin’s achievement. It shows how the Socratic dialogue and serious-comic genres contributed to forming the novel – according do Bakhtin’s conceptions – by developing its carnavalized line. It concludes that, although Bakhtin was not properly a Hellenist, he has contributed to Ancient Greece studies, by exploring the literary creativity of Hellenist period. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Grupo Archai: As Origens do Pensamento Ocidental | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-Uso não-comercial 2.5 Brasil (CC BY-NC 2.5)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/archai/article/view/336/195. Acesso em: 02 dez. 2011. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin, M. M., (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grécia antiga | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Helenismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Romance | - |
| Título: dc.title | Mikhail Bakhtin e a cultura grega antiga | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: