Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Clarice da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Ricardo Cruccioli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:38:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:38:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22058 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.22058 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888157 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2016. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objeto de estudo a identidade e a alteridade adolescente no contexto escolar e apresenta os resultados da pesquisa realizada no âmbito da oficina de teatro do projeto Leve Supra Cena, ministrada a 17 alunos do ensino médio de 03 escolas públicas do Distrito Federal. O objetivo geral é compreender essa identidade e alteridade, a partir da relação do adolescente com o outro e com o meio. Com isso, pretende-se apontar caminhos que levem ao pensamento e à construção de uma escola de ensino médio condizente com a sociedade pós-moderna com vistas a tornar o processo de ensino e aprendizagem prazeroso e expressivo ao estudante. A condução teórica se deu a partir de estudos sobre identidade, alteridade e adolescência. Metodologicamente, a investigação do tema foi guiada nos moldes da pesquisa-ação. E Os dados foram gerados, principalmente, a partir da observação, registro e análise da escrita dramatúrgica oriunda da pesquisa e construção de personagens teatrais para o espetáculo Dispa-se: o produto final da 2ª etapa da oficina ministrada aos alunos. | - |
Descrição: dc.description | This work has as study subject the adolescent identity and alterityin school context and it presents the results of the research conducted within the theater workshop of Leve Supra Cena project, attended by 17 high school students from 03 public high schools in Distrito Federal, Brazil. The main objective is to understand identity and alterity from the adolescent’s relationship with the other and the environment. And so, it is also an objective to point out ways that lead to some thinking about and to the construction of a high school that befits the postmodern society in order to make the teaching-learning process enjoyable and meaningful to high school students. Our theoretical orientation was organized from the studies of identity, alterity and adolescence. Methodologically, the research of the theme was guided by the action research design. And data were generated, mainly, from observation, recording and analysis of the dramaturgical writing originated in the research and of the construction of the theatrical characters for the theatrical spectacle Dispa-se: the final product of the 2nd stage of the workshop attended by the students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas - representação teatral | - |
Título: dc.title | Identidade, alteridade e adolescência : estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no contexto da escola de ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: