
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoni-Ricardo, Stella Maris | - |
| Autor(es): dc.creator | Gondim, Márcia Regina Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:38:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:38:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007-05-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2667 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888143 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this M.A. thesis was threefold: to analyze some literacy practices as related to the development of children’s phonological awareness, from an ethnographic, qualitative perspective; to understand teachers’ action to implement the process of transition from the oral to the written language and to describe the classroom setting as a literacy space. Field work was carried out in a literacy classroom of a public school in the Federal District, Brazil. These children, drawn from working classes, are enrolled in the three-year literacy project - BIA “Bloco Inicial de Alfabetização” ). Results point to a strong relation between the development of the phonological awareness and the acquisition of writing and reading abilities by the children. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas de letramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciência fonológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências oral e escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetizar - letrando | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - letramento - Distrito Federal (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - fonética | - |
| Título: dc.title | Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: