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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Costa, Sely Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Rosemeire Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:38:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:38:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10410 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/888084 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2011 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação realizada na Candangolândia, Brasília, Brasil. A proposta da investigação foi demonstrar que uma investigação que utiliza a comunicação multidierecional e interativa, aplicando técnicas de pesquisa participatória, pode contribuir para desenvolver habilidades voltadas ao letramento informacional e atitudes voltadas para o trabalho colaborativo que, juntas, promovem o desenvolvimento de cidadania. A pesquisa aplica técnicas que, a partir da análise de um problema social identificado, possibilita às pessoas atuar colaborativamente para identificar suas necessidades de informação e, a seguir, apontar soluções de informação. Participatory Research and Action – PRA é a metodologia escolhida. Foram adotadas diversas técnicas para coleta de dados, dispostas em dezoito atividades, ao longo de seis reuniões. Os resultados indicaram que é possível usar PRA para levantamento de necesssidade de informação. Os participantes foram capazes de identificar, categorizar e classificar informações, além de acessar e usar essas informações para analisar o problema social selecionado e apontar soluções. A intervenção ajudou a desenvolver habilidades para solucionar problemas de forma colaborativa e ampliar a noção de cidadania. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper reports on a pilot investigation in Candangolândia, near Brasilia, in Brazil. The purpose of the investigation was to demonstrate that a investigation in which use a multidirectional and interactive, applying techniques of participatory research, can contribute to enable people to work together in a collaborative way, as well as, to promote information literacy. Both, ability to handle information and attitude to work together, are essential to enhance a sense of citizenship. The research applied techniques that enabled people to collaborate and identify their information needs, as well as, information solutions, through the exploration of a social problem that they had identified. Participatory Research and Action (PRA) was the chosen methodology. Eighteen techniques were applied. The findings indicated that it was possible to use PRA to explore information needs. Participants were able to identify, classify and prioritize information needs and use information in order to suggest solutions for the selected social problem. The intervention helped develop collaborative problem solving skills and a heightened sense of citizenship. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento - tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Título: dc.title | O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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