Gênero na educação física escolar a partir das representações sociais de estudantes do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorFreitas, João Paulo Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:37:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:37:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887954-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo investiga as representações sociais de gênero na Educação Física escolar a partir das percepções de estudantes do ensino fundamental. O objetivo principal é analisar a mediação docente fundamentada na Didática da Pedagogia Histórico-Crítica para suscitar as representações sociais de gênero e esporte condizentes com as diretrizes educacionais de respeito à diversidade. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida no Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I, envolvendo 42 alunos(as). A metodologia incluiu a aplicação de questionários de associação livre, análise de dados demográficos e implementação de uma intervenção educacional baseada na didática da pedagogia histórico-crítica, estruturada em cinco etapas: Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final. Os resultados mostraram que a intervenção pedagógica promoveu mudanças significativas nas percepções dos(as) alunos(as) sobre gênero e esporte, destacando a importância de uma abordagem crítica e reflexiva no ensino da Educação Física. Conclui-se que a mediação docente, quando orientada pela didática da pedagogia histórico-crítica, pode contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero e para a promoção da igualdade de oportunidades no contexto escolar.-
Descrição: dc.descriptionThe present study investigates the social representations of gender in school Physical Education from the perceptions of elementary school students. The main objective is to analyze teacher mediation based on the Didactics of Historical-Critical Pedagogy to evoke social representations of gender and sports consistent with educational guidelines for respect for diversity. Using a qualitative approach, the research was conducted at Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I, involving 42 students. The methodology included the application of free association questionnaires, analysis of demographic data, and the implementation of an educational intervention based on the didactics of historical-critical pedagogy, structured in five stages: Initial Social Practice, Problematization, Instrumentalization, Catharsis, and Final Social Practice. The results showed that the pedagogical intervention promoted significant changes in students' perceptions of gender and sports, highlighting the importance of a critical and reflective approach in teaching Physical Education. It is concluded that teacher mediation, when guided by the didactics of historical-critical pedagogy, can contribute to the deconstruction of gender stereotypes and the promotion of equal opportunities in the school context.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Título: dc.titleGênero na educação física escolar a partir das representações sociais de estudantes do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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