Professores em Ciências Contábeis : um estudo sobre as competências para o exercício da docência nos cursos presenciais no nordeste brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Paulo Roberto Nóbrega-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Adriana Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887943-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2009.-
Descrição: dc.descriptionLevando em consideração que o professor é um dos eixos principais do processo de ensino-aprendizagem, e por esta razão é essencial que desenvolva determinadas competências para o exercício da docência, o presente estudo teve por objetivo identificar as competências existentes nos professores dos cursos de Ciências Contábeis da região Nordeste. Classificada como uma pesquisa exploratóriodescritiva, foi utilizada a pesquisa de campo com aplicação de questionário junto aos docentes dos cursos presenciais de Ciências Contábeis, localizados nas capitais nordestinas, obtendo-se uma amostra de 267 professores, que correspondem a 45,18% da população. Para realizar as análises descritiva e estatística foram utilizados os softwares Excel e SPSS. Os resultados evidenciam, quanto aos dados dos respondentes, que a maioria é do sexo masculino, correspondendo a 66,67% da amostra, com média de idade de 42 anos. No que se refere à formação acadêmica, a quase totalidade (94,76%) possui graduação em Ciências Contábeis, e 86,89% possui especialização. Os mestres correspondem a 52,81%, e destes, 61,78% são na área de Ciências Contábeis, e observou-se um percentual baixo de professores com doutorado (6,74%). Do total da amostra, 60,67% não têm como principal fonte de renda a docência, e apenas 20,97% têm como única atividade profissional o trabalho como professores. No que se refere à participação dos docentes em projetos de pesquisa e/ou extensão nas IES em que lecionam, apenas 35,21% afirmaram fazê-lo. Em relação à análise das competências, notou-se que todas as que foram propostas são constatadas nos professores dos cursos de Ciências Contábeis da região Nordeste para o exercício da docência, embora avaliadas por eles em escalas diferentes, havendo uma média elevada em todas as relacionadas na pesquisa, sendo a menor referente à didático-pedagógica. Quanto aos fatores propostos no estudo para tentar explicar quais podem contribuir para o docente apresentar melhor desempenho em uma determinada competência, em relação aos demais docentes, verificou-se que há diferença significativa em relação aos fatores: titulação, tempo de experiência como docente, carga horária na IES, tempo de experiência na profissão contábil e publicação em eventos, periódicos ou participação em projetos de pesquisa e/ou extensão, com destaque para projetos de pesquisa e/ou extensão, onde dez competências mostraram-se significantes. Conclui-se, a partir dos resultados da avaliação dos docentes sobre suas competências, que algumas necessitam de maior atenção por parte dos mesmos, principalmente no que se refere a um melhor preparo didático-pedagógico e que as competências estão em constante mudança e aperfeiçoamento, necessitando de atitude por parte do professor para se tornarem mais efetivas. Sugere-se também uma participação por parte das Instituições de Ensino Superior no que se refere a um maior comprometimento com a qualificação e atualização do corpo docente, ensejando condições para que as competências necessárias ao exercício docente possam ser melhor trabalhadas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionTaking into account that the teacher is one of the main axes of the teaching-learning process, and for this reason it is essential that develops certain competences for the exercise of the teaching, the present study had for objective to identify the existent competences in the teachers of the courses of Accounting Sciences of the Northeast region. Classified as an exploratory-descriptive research, the field research was used with questionnaire application close to the teachers of the courses witness of Accounting Sciences, located in the Northeastern capitals, being obtained a sample of 267 teachers, that you/they correspond to 45,18% of the population. To accomplish the descriptive analyses and statistics the softwares Excel and SPSS were used. The results evidence, as for the respondents' data, that most is male, corresponding to 66,67% of the sample, with average of age of 42 years old. Regarding the academic formation, the almost totality (94,76%) it possesses graduation in Accounting Sciences, and 86,89% possesses specialization. The masters correspond to 52,81%, and of these, 61,78% are in the area of Accounting Sciences, and a percentile one was observed low of teachers with doctorate (6,74%). Of the total of the sample, 60,67% don't have as main source of income the teaching, and only 20,97% have as only professional activity the work as teachers. In what he refers to the teachers' participation in research projects or extension in IES in that they teach, only 35,21% affirmed to do it. In relation to the analysis of the competences, it was noticed that all the one that were proposed are verified in the teachers of the courses of Accounting Sciences of the Northeast region for the exercise of the teaching, although appraised for them in different scales, having a high average in all the related ones in the research, being to smallest regarding the pedagogical-didactical. As for the factors proposed in the study to try to explain which they can contribute to the teacher to present better acting in a certain competence, in relation to the other teachers, it was verified that there is significant difference in relation to the factors: teachers with higher titles compared to teachers with lower titles, time of experience as educational, workload in IES, time of experience in the accounting profession and publication in events, newspapers or participation in research projects or extension, with prominence for research projects or extension, where ten competences were shown significant. It is ended, starting from the results of the teachers' evaluation on their competences, that some need larger attention on the part of the same ones, mainly in what he refers to a better pedagogical-didactical preparation and that the competences are in constant change and improvement, needing attitude on the part of the teacher for if they turn more effective. She suggests her also participation on the part of the Institutions of Higher education in what refers to a larger compromising with the qualification and updating of the faculty, offering conditions so that the necessary competences to the educational exercise can be worked better.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitários-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade - estudo e ensino-
Título: dc.titleProfessores em Ciências Contábeis : um estudo sobre as competências para o exercício da docência nos cursos presenciais no nordeste brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.