Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Suema Souza-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Tereza Ramos de Jesus-
Autor(es): dc.creatorVieira, Lygianne Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:37:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:37:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887855-
Descrição: dc.descriptionO racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherGrupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismo-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Título: dc.titleEducação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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