
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Georgete Medleg | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:37:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:37:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887581 | - |
| Descrição: dc.description | Todo docente que integra um programa de pós-graduação precisa ter um projeto de pesquisa. O tema a ser investigado pode vir com o pesquisador, a partir de suas experiências acadêmicas ou profissionais anteriores ao seu ingresso na universidade, ou pode ser construído nessa nova etapa, seja porque surgem novas inquietações ou porque ele/ela constata que existem problemas de sua área de conhecimento ainda não estudados, ou insuficientemente pesquisados. Um tema de pesquisa desdobra-se, cresce, suscita novas questões, novos problemas. Espraia-se entre outros pesquisadores. Neste artigo a autora narra o seu percurso na construção de um objeto de pesquisa arquivístico e que viria a ser um projeto de investigação no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UnB sobre a pesquisa em Arquivística na pós-graduação no Brasil. A pesquisa resultou inicialmente em um artigo de mesmo título publicado no primeiro número de Cenário Arquivístico, revista da Abarq, em 2002. O trabalho abriu novas sendas de pesquisa, iniciando com um projeto de iniciação científica, este último sendo, finalmente, revisitado e ampliado em um mestrado e doutorado. Conclui ressaltando que o tema demonstra seu vigor, interesse a atualidade em trabalhos de outros pesquisadores, justificando sua importância e necessidade para o enriquecimento da área. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | Every teacher that integrates a program graduate must have a research project. The topic to be investigated with the researcher can come from academic or professional experiences prior to their entry into university, or can be built in this new stage, new concerns arise either because or because he / she finds that there are problems in their knowledge areas not yet studied, or insufficiently researched. A research theme unfolds, grows, raises new questions, new problems. Spreads among other researchers. In this article we narrate our journey in building an object of archival research that would be a research project on Archival science research in graduate school in Brazil, which resulted in an article of the same title published in the first issue of Cenário Arquivístico in 2002 and an undergraduate research project, the latter being finally revisited, expanded and enriched by other researchers, explaining your interest and the need for the enrichment of the area. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ) | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo Conselho Editorial da revista, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir, publicar e criar obras derivadas desde que estas façam parte da mesma licença e que o autor e licenciante seja citado. Não permite a utilização para fins comerciais. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquivologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
| Título: dc.title | Construindo um objeto de pesquisa em Arquivologia : algumas reflexões | - |
| Título: dc.title | An object in Archival research : some reflections | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: