Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Bruno Leal Pastor de | - |
Autor(es): dc.creator | Nizio, Thomas Félix Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:36:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:36:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47087 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887354 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho procura discutir e compreender a relação dos museus históricos com seus públicos no começo do século XXI. Para isso, a pesquisa busca analisar as ações museográficas do Museu Histórico Nacional entre 2010 a 2019, os anos de preparação para o centenário do museu antes da pandemia de Covid-19. Após 2020, o Brasil viveu outro bicentenário e o museu viveu outro centenário enquanto as ações até 2019 se tornaram um projeto almejado guardado pelo passado. Entretanto, meu objetivo se volta na compreensão do museu sobre seus públicos. Desta maneira, proponho ver este projeto imaginado, suas produções colaborativas, a participação coletiva de públicos, das ações educativas programadas e mediadas, e das redes sociais em engajamento crescente. Por fim, busca-se debater estas ações para entender como o Museu Histórico Nacional entendeu e se relacionou com seus públicos apoiados em suas agências, ao discutirmos a Nova Museologia, a História Pública, a Mediação Cultural e a Autoridade Compartilhada. | - |
Descrição: dc.description | The present work seeks to discuss and understand the relationship between historical museums and their publics at the beginning of the 21st century. For this, the research seeks to analyze the museographic actions of the Museu Histórico Nacional between 2010 and 2019, the years of preparation for the centenary of the museum before the Covid-19 pandemic. After 2020, Brazil lived another bicentennial and the museum lived another centenary while the actions until 2019 became a desired project guarded by the past. However, my goal turns to the museum's understanding of its publics. In this way, I propose to see this imagined project, its collaborative productions, the collective participation of publics, programmed and mediated educational actions, and its social media in growing engagement. Finally, we seek to discuss these actions to understand how the Museu Histórico Nacional understood and related to its public supported by its agencies, when discussing the New Museology, Public History, Cultural Mediation and Shared Authority. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de História (ICH HIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus históricos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu Histórico Nacional (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus - público | - |
Título: dc.title | O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: