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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paré, Marilene Leal | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Luana Paré de | - |
| Autor(es): dc.creator | Velloso, Alessandra D'Aqui | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:36:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:36:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26912 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200007 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887325 | - |
| Descrição: dc.description | As comunidades quilombolas brasileiras foram reconhecidas pelo governo na publicação do Artigo 68, no ADCT, Constituição de 1988, que, ao garantir-lhes a posse de terra, evocou questões socioeconômicas, espaciais, jurídicas e culturais, trazendo a representatividade dos quilombos à sociedade. Ao observar a escola em São Miguel dos Pretos/Restinga Seca (RS) e Engenho II, território Kalunga/Cavalcante (GO), se quer ver o processo de construção de conhecimento no quilombo. Há diferenças e semelhanças importantes na relação escola-espaço quilombola gaúcho e goiano, e, na análise, considere-se a relação da produção de conhecimento dentro e fora da instituição escolar. Torna-se importante um novo olhar sobre a inserção do povo negro no sistema escolar, seja como receptor do conhecimento institucionalizado, seja como produtor da construção desse conhecimento. A história do negro, colocada à margem do processo histórico do país, reduz a importância do afrodescendente no processo civilizatório brasileiro. | - |
| Descrição: dc.description | Brazilian quilombola - maroon remainders - communities received official recognition in the 1988 Constitution, article 68, which guarantees them ownership over their land. It raised socio-economic, spatial, juridical, and cultural issues showing what quilombola communities represent in the current Brazilian society. Based on the observation of schools in two quilombola territories - São Miguel dos Pretos and Kalunga, respectively in southern and middle west Brazil - and taking into consideration the regional differences and similarities, we analyze knowledge production in and out of the educational institution. A new perspective on the real insertion of Afro-Brazilian people into the formal educational system - either as students and receptors or as producers of institutionalized knowledge - is urgent, since the history of this people is set aside from Brazil s historical process, thus reducing their importance in the civilizatory process of the nation. | - |
| Descrição: dc.description | Em processamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quilombos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Território | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Auto-estima | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
| Título: dc.title | A educação para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da Comunidade Kalunga de Engenho II (GO) | - |
| Título: dc.title | The educational system in Brazil's quilombola communities: experiences in São Miguel dos Pretos and Kalunga Communities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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