Política pública espacial como um horizonte de superação : a educação como ação transformadora do espaço

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Nelba Azevedo-
Autor(es): dc.creatorMorais, Juliana Lopes Lelis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:36:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:36:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887297-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021.-
Descrição: dc.descriptionNo início do século XXI, o Brasil presenciou a criação da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica, com destaque para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ao longo da última década, eles se expandiram pelo território brasileiro, sendo uma de suas unidades, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Arinos. Implantado no ano de 2009 para suprir as carências socioeconômicas do Vale do Rio Urucuia, ele possui, atualmente, três cursos técnicos integrados ao ensino médio e cinco cursos superiores. Diante das suas potencialidades, a presente pesquisa buscou compreender a relação existente entre a implantação do Campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, como uma política pública espacial, e a produção do espaço urbano de Arinos, bem como a inclusão sócioespacial da população atendida. Para tanto, realizou-se entrevistas junto ao diretor geral, coordenadores de ensino, pesquisa e extensão, primeiros servidores, representantes das entidades envolvidas na criação do Campus (ACOMAR, ADESA e ADSIVRU), representantes do comércio local; aplicação de questionários juntos aos seus discentes, egressos e moradores; bem como pesquisa documental. Como principais resultados têm-se: o reconhecimento dos Institutos Federais como política pública espacial, pois estão presentes em diferentes porções do território nacional, estabelecendo novas relações espaciais, sendo a sua implantação, o resultado de uma articulação entre diferentes setores da sociedade local e regional que acreditavam no poder da educação para modificação da realidade do Vale do Rio Urucuia; a contribuição para a inclusão sócioespacial da população Arinense e do Vale do Rio Urucuia, a partir da realização dos seu projetos de ensino, extensão e pesquisa, que atuam sobre as demandas locais e instigam a formação participativa, integral e cidadã do seu público, bem como à diversificação e ampliação na oferta de cursos, no atendimento de um perfil de alunos de baixa renda, na inserção profissional dos seus egressos; na permanência dos jovens na cidade; e ainda, o aumento no fluxo de capital, mercadorias e informações. Desse modo, é possível afirmar que o Campus do Instituto Federal é um importante elemento no processo de produção do espaço urbano de Arinos, sendo que estabelece novos usos e relações espaciais, a partir do viés educacional e político.-
Descrição: dc.descriptionAt the beginning of the 21st century, Brazil witnessed the creation of the Technological Professional Education Network, with emphasis on the Federal Institutes of Education, Science and Technology. Over the last decade, they have expanded throughout Brazil, with one of their units being the Federal Institute of the North of Minas Gerais, Campus Arinos. Implemented in 2009 to meet the socioeconomic needs of the Urucuia River Valley, it currently has three technical courses integrated into high school and five higher courses. Given its potential, this research sought to understand the relationship between the implementation of the Campus of the Federal Institute of Northern Minas Gerais and the production of urban space in Arinos, as well as the socio-spatial inclusion of the population served. For that, interviews were carried out with the general director, coordinators of teaching, research and extension, first servers, representatives of the entities involved in the creation of the Campus (ACOMAR, ADESA and ADSIVRU), representatives of local commerce; application of questionnaires together with students, graduates and residents; as well as documentary research. The main results are: the recognition of the Federal Institutes as a public space policy, as they are present in different parts of the national territory, establishing new spatial relationships, and their implementation is the result of an articulation between different sectors of local and regional society who believed in the power of education to change the reality of the Urucuia River Valley; the contribution to the socio-spatial inclusion of the population of Arinense and of the Urucuia River Valley, through the realization of its teaching, extension and research projects, which act on local demands and instigate the participatory, integral and citizen education of its students, as well as to the diversification and expansion in the offer of courses, in the professional insertion of its graduates; in the permanence of young people in the city; and also, the increase in the flow of capital, goods and information. Thus, it is possible to affirm that the Federal Institute Campus is an important element in the production process of the urban space of Arinos, establishing new spatial uses, from an educational and political perspective.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federais-
Palavras-chave: dc.subjectProdução do espaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectSetor espacial-
Título: dc.titlePolítica pública espacial como um horizonte de superação : a educação como ação transformadora do espaço-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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