Estamira em três miradas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Francisco Moacir de Melo Catunda-
Autor(es): dc.creatorVentura, Leonardo de Souza Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:36:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:36:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2008-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887185-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho intenta realizar três abordagens semiológicas do documentário de Marcos Prado intitulado "Estamira". A obra conta a história de Estamira, uma trabalhadora do aterro sanitário Jardim Gramacho (Rio de Janeiro, Brasil) e que apresenta delírios e produções psicóticas. As três abordagens semiológicas são: a semiologia psicopatológica clássica, a semiologia da operação de referência lingüística e semiologia dos modelos actantes. No primeiro capítulo, faz-se uma revisão dos diversos aspectos psicopatológicos observados na esquizofrenia e aponta-se os fenômenos esquizofrênicos produzidos pela protagonista correlacionando-os com os signos clínicos da mesma. No segundo, utilizamos de uma semiologia lingüística para demonstrar a perda da operação de referência por meio da linguagem no discurso de Estamira. Apontamos que a mesma perde a capacidade de se comunicar por utilizar-se de signos não consensuais que apontam referentes não compartilhados. Demonstra-se que a protagonista tenta reconstruir seu mundo através da operação de referenciação. Na terceira e última abordagem, usamos a semiologia dos modelos actantes para tentarmos compreender os símbolos macroestruturais emergentes do discurso psicótico paranóide. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present work performs three distinct semiological approaches to the Marcos Prado's documentary “Estamira”. The movie tells the history of Estamira, a worker at the Jardim Gramacho (Rio de Janeiro, Brazil) landfill, who presents delusions and psychotic productions. The three semiological approaches are: the semiology of classic psychopathology, the semiology of the linguistic reference operation and the semiology brought by Greimas's Actantial model. In the first chapter, a review of the different psychopathologic aspects observed in schizophrenia is made, and the different schizophrenic phenomena produced by the protagonist are pointed out. In the second, we make use of a linguistic semiology to demonstrate the loss of the operation of reference through language in Estamira's speech. We point out that she loses the capacity of communicating for she uses non-consensual signs, which denote referents that cannot be shared. It is clear that the protagonist tries to reconstruct her world through the operation of referentiation. In the third and final approach, the Actantial model semiology is used to try to understand the emerging macrostructural symbols in the paranoid psychotic speech.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopatologia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicoses-
Palavras-chave: dc.subjectEsquizofrenia-
Título: dc.titleEstamira em três miradas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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