Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Brandt, Mariana Baptista | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Marisa Bräscher Basílio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:35:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:35:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12891 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887059 | - |
Descrição: dc.description | O artigo tem como objetivo estudar a folksonomia sob a óptica da representação do conhecimento. Para isso, apoia-se em revisão bibliográfica das abordagens em organização do conhecimento propostas por Hjorland, nas quais a folksonomia encontra bases para ser analisada: abordagem baseada no usuário, cognitiva, social e da recuperação da informação. Traz uma breve discussão sobre organização do conhecimento e organização da informação, definindo como tais conceitos serão tratados no artigo. Ressalta os pontos positivos e negativos da folksonomia como esquema de representação do conhecimento, analisando também como essa estrutura pode ou não refletir conhecimento. Identifica a folksonomia como um sistema construído de forma inversa em relação aos outros sistemas, em que a coleta de termos e estruturação é feita a posteriori. Enquadra a folksonomia nos esquemas de representação, no sentido de ser vista como ferramenta semântica. Propõe novos tipos de estudos que comparem a folksonomia com os esquemas tradicionais de representação do conhecimento, como tesauros, taxonomias e ontologias. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRTACT | - |
Descrição: dc.description | The article aims to study folksonomy in the view of knowledge representation. A bibliographic review of the approaches to knowledge organization proposed by Hjorland is conducted in order to find out how folksonomy can be matched. The approaches are: user-based, cognitive, social and information retrieval approach. The article also includes a brief discussion about knowledge organization and information organization, defining how those concepts will be addressed in the article. It highlights the positive and negative aspects of folksonomy as a knowledge representation scheme, and it also analyzes how it can reflect or fail to reflect knowledge. In addition, it identifies folksonomy as a system designed differently than other systems, in which term collections and structure is done a posteriori. It sets folksonomy in the representation schemes, in order to be considered a semantic tool. It suggests new studies to compare folksonomy to the traditional knowledge representation schemes, such as thesauri, taxonomies and ontology. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | TransInformação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/periodicocientifico/. Acesso em: 23 abr. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tesauros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taxonomia | - |
Título: dc.title | Folksonomia : esquema de representação do conhecimento? | - |
Título: dc.title | Folksonomy : knowledge representation system? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: