Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Alexandre Eleutério | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Flávio Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Cayón Durán, Luis Abraham | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:35:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:35:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46773 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-2194-6298 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-3052-5209 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-6282-8282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/887057 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo é derivado de meu trabalho de conclusão do curso de Antropologia pela Universidade de Brasília. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo aborda o blues. Tem por objetivo a análise de aspectos marcantes da estética e linguagem desse secular gênero musical afro-americano: a agridoce ambiguidade discursiva, emotiva e comportamental, linguagem culturalmente codificada cujo fio condutor é o recorte no(s) conceito(s) de significação. Foram escolhidos eixos analíticos centrados na tétrade reflexiva estrutura, processo, função e significado. O caminho que possibilita a análise dessa manifestação artística é uma revisão bibliográfica que se vale de arcabouço teórico-metodológico da Musicologia Cultural, Etnomusicologia e Semiologia Musical. Recorre-se também a outros suportes teóricos de áreas como Antropologia, História e Estudos Literários. É abordada igualmente a estreita relação da estética, linguagem e discurso do blues - semântica e sintaxe - com a construção sócio-histórica e cultural da identidade étnica do afro-americano. | - |
Descrição: dc.description | This article addresses the blues. Its purpose is to analyze striking aspects of the aesthetics and language of this secu-lar African American musical genre: the bittersweet discursive, emotional, and behavioral ambiguity, a culturally codi-fied language whose common thread is linked to the concept(s) of meaning. Analytical axes were chosen cente-red on the reflexive tetrad of structure, process, function, and meaning. The path that enables the analysis of this artistic manifestation is a bibliographic review that makes use of the theoreti-cal and methodological framework of Cultural Musicology, Ethnomusicology, and Musical Semiology. It also resorts to other theoretical supports from areas such as Anthropology, History, and Literary Studies. The close relationship of blues aesthetics, language, and discou-rse - semantics and syntax - with the socio-historical and cultural construc-tion of African American ethnic identity is also addressed. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música, do Centro de Artes, Moda e Desing (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semântica musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Significação | - |
Título: dc.title | Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues | - |
Título: dc.title | Among singers, matrons and poets : meaning the blues | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: