Análise de livros didáticos de geografia do ensino fundamental considerando diferentes hipóteses sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSteinke, Ercília Torres-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Marcelo Miller-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:35:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:35:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886889-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2009.-
Descrição: dc.descriptionO assunto referente ao aquecimento global vem despertando atenção e sendo mais comentado no meio científico e na sociedade como um todo, devido aos impactos ambientais atribuídos às mudanças climáticas. As organizações internacionais buscam a implantação de políticas e medidas com o intuito de combater a degradação e reduzir o impacto ambiental supostamente criado pelas atividades antrópicas, principalmente as que resultam nas emissões de dióxido de carbono. Contudo, ainda há duvidas a respeito da confiabilidade dos dados expostos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) e se as emissões antrópicas são realmente a causa do aquecimento. Acredita-se que alguns livros didáticos de Geografia abordem o tema de maneira equivocada mostrando o ser humano como principal causador do aquecimento, ignorando autores e pesquisadores que propõem um maior cuidado na abordagem do tema, afirmando que as pesquisas científicas ainda precisam avançar em suas análises e que os dados, até então expostos, não têm credibilidade para confirmar a influência antrópica na mudança do clima global. Assim, acredita-se que a disciplina Geografia no Ensino Fundamental seja essencial para ajudar os jovens estudantes a ampliar a visão a respeito das mudanças climáticas, as suas causas e suas conseqüências frente a outros pontos de vista. Apresentando as incertezas sobre as pesquisas científicas mais difundidas, pretende-se verificar como o tema é transmitido aos alunos por meio de uma análise crítica dos livros didáticos de Geografia aprovados pelo MEC para o período entre 2005 e 2008. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe issue concerning global warming has been attracting attention and it has been debated more often in the scientific field and the society, due to the environmental impact attributed to climate change. The international organizations search for the implantation of politics and measures aiming at resisting the degradation and reducing the environmental impact supposedly created by human activities, especially the ones which result from carbon dioxide emissions. However, there still remains skepticism regarding the reliability of the data presented by the International Panel for Climate Change (IPCC) of United Nations Organization (UN) and if the anthropogenic emissions are really the cause of the global warming. Some Geography school books approach the subject in an equivocal manner showing humankind as directly responsible for global warming, ignoring authors and researchers, who suggest a more careful approach regarding the subject. They sustain that scientific research is still necessary in order to advance the analysis and that the data, presented up to now, do not have the credibility to confirm the anthropogenic influence on the change of the global climate. Therefore, Grade School Geography teaching is essential to help youngsters to broaden their view regarding the climate change, its causes and its consequences in face of other viewpoints. As the uncertainties about the most broadcasted scientific research are presented in this dissertation, this research intends to verify how the subject is transmitted to the students, through an analysis of the Grade School Geography books approved by the Brazilian Ministry of Education for the period between 2005 and 2008.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAquecimento global - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleAnálise de livros didáticos de geografia do ensino fundamental considerando diferentes hipóteses sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.