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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fragelli, Ricardo Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral Filho, Izaias Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:35:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:35:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36856 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886864 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019. | - |
Descrição: dc.description | A presente Dissertação apresenta um estudo de caso do projeto Clima Escola, uma rede de estações meteorológicas em escolas públicas e particulares. No primeiro momento, há um grande interesse por parte dos usuários em serem bastante participativos, mas que em pouco tempo não tem mais motivação para prosseguir com a atividade. Foi feita uma análise do projeto como um todo no intuito de entender os elementos necessários para o ambiente de interação digital dos usuários e identificar quais podem ser utilizados em estratégias de gamificação. Com esse arcabouço, foi possível realizar um paralelo com ferramentas da gamificação e aplicação destas na interface a fim de promover um maior engajamento dos usuários. Para avaliação do processo e verificada a efetividade das técnicas utilizadas, foi realizada uma leitura da massa de dados do sistema. Nos resultados finais foi observado um aumento de 300% no número de estações que permanecem online. Os dados coletados mensalmente ultrapassam 300.000, que representa um aumento de 500%. As visitas ao site do projeto apresentaram crescimento de 101,5% e o número de utilizadores teve aumento de 89,3%, com uma média de permanência de 26 min, aumento de 170%. Os resultados evidenciam que as intervenções e a escolha das técnicas de gamificação foram acertadas para a solução do problema de pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents a case study of the Clima Escola project, a network of meteorological stations in public and private schools. In the first moment, there is a great interest on the part of the users to be very participative, but that in a little time has no more motivation to continue with the activity. An analysis of the project as a whole was made in order to understand the elements necessary for the users' digital interaction environment and to identify which can be used in gamification strategies. With this framework, it was possible to parallel with the gamification tools and their application in the interface in order to promote a greater engagement of the users. To evaluate the process and verify the effectiveness of the techniques used, a data mass reading of the system was performed. In the final results we observed a 300% increase in the number of stations that remain online. The data collected monthly exceed 300,000, which represents a 500% increase. Visits to the project site showed a growth of 101.5% and the number of users increased by 89.3%, with an average stay of 26 minutes, an increase of 170%. The results evidenced that the interventions and the choice of techniques of gamification were agreed for the solution of the research problem. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Design (IdA DIN) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estação meteorológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação digital | - |
Título: dc.title | Gamificação para o engajamento de alunos e professores em interfaces de estações meteorológicas : o estudo de caso do projeto Clima Escola | - |
Título: dc.title | Gaming for engagement of students and teachers in meteorological station interfaces : case study of the School Climate project | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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