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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Laranjeiras, Cássio Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Patrícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:35:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:35:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2517 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886795 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008. | - |
Descrição: dc.description | Em geral, a formação inicial dos professores que lecionam a disciplina Ciências no ensino fundamental é insuficiente. Como conseqüência, o livro didático tornou-se o recurso principal em sala de aula, tanto para os professores quanto para os alunos. Além de determinar o currículo, estipula sua ordem, muitas vezes fragmenta os conteúdos e, no caso da Astronomia, apresenta erros conceituais e imprecisões. O objetivo deste trabalho é fornecer um material de apoio aos professores de Ciências das séries finais do ensino fundamental no conteúdo de Astronomia. Este material de apoio foi concebido integrando-se as três dimensões necessárias para um material didático: dimensão cognitiva, numa perspectiva de interação social de Lev Vygotsky; dimensão epistemológica histórico-crítica segundo Gaston Bachelard; e dimensão pedagógica, numa concepção dialógico-problematizadora de Paulo Freire. O material busca contemplar uma ampla gama de tópicos capazes de proporcionar um eficiente conhecimento neste campo aos professores da educação básica. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | In general, the initial training of teachers who teach the Sciences discipline in elementary schools is insufficient. As a result, the textbook has become the main resource in the classroom for both teachers and for students. In addition of determining the curriculum, these books provides its order, the contents often fragmented and, in the case of Astronomy, presents conceptual errors and inaccuracies. The goal is to provide a support material to teachers of Sciences of the final series of basic education in the contents of Astronomy. This material is designed to support by integrating three dimensions needed for a teaching material: cognitivist dimension, in terms of social interaction of Leon Vygotsky; epistemological dimension historical-critical second Gaston Bachelard, and pedagogical dimension, a concept of dialogue-problematizing of Paulo Freire. The material searches to cover a wide range of topics capable of providing an efficient knowledge in this field of basic education teachers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | O ensino de astronomia nas séries finais do ensino fundamental : uma proposta de material didático de apoio ao professor | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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