Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Laís Maria Borges de Mourão | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Rita de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:34:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:34:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11638 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886690 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação tem como objetivo identificar e caracterizar as intencionalidades do processo de formação de militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), tendo como objetivos específicos investigar a proposta político-pedagógica do curso de formação de militantes desenvolvido pelo MAB junto aos atingidos pela UHE de Santo Antônio, do Complexo Hidrelétrico do Madeira, no estado de Rondônia, no período de 2008 a 2010; e, identificar as possíveis contribuições que o curso de formação de militantes do MAB pode trazer para a construção do paradigma da Educação do Campo. Para essa pesquisa adotou-se a proposição teórica de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, enquanto metodologia que busca estudar um caso específico, bem delimitado e contextualizado com a preocupação de analisar o que o caso em estudo representa dentro do contexto no qual está inserido. O MAB surgiu no contexto da expansão do capital no campo, como resistência ao processo de construção de hidrelétricas implementado pelo setor elétrico brasileiro a partir da década de 1970. À medida que se deu a expansão do domínio do capital, o MAB foi redefinindo suas estratégias de ação e de formação de militantes, ampliando o conceito de atingido por barragem e aprofundando a articulação com outros movimentos sociais na perspectiva de somar forças visando à construção de um novo modelo energético e de uma sociedade pautada em princípios e valores socialistas. Ao situar o MAB e sua trajetória histórica e política no terreno dos conflitos e das contradições esse estudo buscou nos teóricos Antônio Gramsci e Istvan Mészáros referências para analisar a correlação entre o avanço do capital sobre os recursos energéticos e a formação política contra hegemônica do MAB. A concepção e a práxis da formação política do MAB também foi analisada tendo como referência os conceitos gramscianos de intelectual orgânico, sociedade civil, hegemonia e escola unitária, num diálogo com os princípios e as concepções da educação popular e da Educação do Campo a partir das referências de Paulo Freire e Roseli Caldart. As principais conclusões sobre as intencionalidades do processo de formação política de militantes do MAB podem ser expressas nos seguintes aspectos: • A concepção de formação política emerge no próprio processo de luta contra os impactos da expansão do capital no setor energético sobre as populações atingidas. • Formação enquanto um instrumento para que o povo se organize, se mobilize e seja capaz de contribuir na construção de uma outra ética visando a luta contra hegemônica para estabelecer um novo sistema de relações sociais. • A formação política com a finalidade de formar quadros visando à implementação da estratégia do Movimento com base no tripé: organização, formação e luta. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to identify and characterize the intentions of the training of militants of the Movement of Dam Affected People (Movimento de Atingidos por Barragens - MAB), aiming to investigate the specific political-pedagogical proposal of the training course developed by the militants hit by the MAB with UHE Santo Antonio hydroelectric complex on the Madeira, in the state of Rondonia, in the period 2008 to 2010, and identifying the possible contributions that the course of training militants MAB can bring to the construction of the paradigm of rural education. For this research we adopted the theoretical proposition of a qualitative approach case study, as a methodology that seeks to study a particular case, well defined and contextualized in the interest of analyzing the case study is within the context in which it is inserted. The MAB arose in the context of capital expansion in the field, such as resistance to the process of construction of hydroelectric implemented by the Brazilian electric sector from the 1970s. As they gave the expansion of the capital area, the MAB was redefining their strategies and training militants, expanding the concept of hit by the dam and deepening the relationship with other social movements in the prospect of joining forces in order to build a new energy model and a society based on socialist principles and values. By situating the MAB and its historical trajectory and political field of conflicts and contradictions in this theoretical study sought to Antonio Gramsci and István Mészáros reference to analyze the correlation between the advance of capital on energy resources and training policy against hegemonic MAB. The concept and practice of political MAB was also analyzed with reference to the Gramscian concept of organic intellectual, civil society, hegemony and school unit in a dialogue with the principles and concepts of popular education and rural education from references of Paulo Freire and Roseli Caldart. The main conclusions about the intentions of the policy formation process militants MAB can be expressed in the following aspects: • The conception of political education emerges in the very process of struggle against the impacts of capital expansion in the energy sector on the affected populations. • Training as an instrument for the people to organize, mobilize and be able to contribute to the construction of a new ethical order to fight against hegemony to establish a new system of social relations. • The political education in order to train staff in order to implement the strategy of the movement based on the tripod, organization, training and fighting. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política e educação | - |
Título: dc.title | Investigando a concepção de formação política na luta por direitos da coletividade dos atingidos por barragens | - |
Título: dc.title | Investigating the concept of political education in the fight for the rights of citizens affected by dams | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: