Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Vanessa Barbosa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:34:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:34:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886663 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. | - |
Descrição: dc.description | As bibliotecas estão passando por mudanças, em geral, relacionadas às inovações tecnológicas das últimas décadas. Para atender à comunidade na qual está inserida, é necessária uma adaptação da biblioteca pública à Sociedade da Informação. O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar as mudanças ocorridas no contexto da biblioteca pública brasileira e identificar, a partir da opinião de especialistas, as tendências para a instituição. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica para delinear o processo evolutivo sofrido pelas bibliotecas públicas brasileiras desde seu surgimento até os dias atuais. Por meio do uso de questionário e da técnica do grupo focal, numa abordagem qualitativa com especialistas da área, foi possível verificar o panorama atual e apontar as tendências da biblioteca pública frente às novas tecnologias de informação. O questionário foi aplicado por meio de um websurvey enviado a 76 especialistas de todo o país; entretanto, o resultado foi insatisfatório, tendo em vista o número reduzido de respostas obtidas. O cerne das respostas fundamentou-se na necessidade de fomento de políticas públicas aplicadas ao setor, de forma que as bibliotecas promovam não somente a acessibilidade à informação, mas que atuem de forma participativa no cotidiano das pessoas a fim de promover mudanças em suas realidades. Utilizando-se da técnica do Grupo Focal, os especialistas do Distrito Federal apontaram as mesmas dificuldades e perspectivas para as bibliotecas públicas; as soluções perpassam pela melhoria da imagem da biblioteca pública como uma instituição fundamental para o desenvolvimento da sociedade, com destaque para a necessidade de planejamento, investimentos em recursos e maior visibilidade no cenário nacional. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | In general, libraries have gone through changes regarding the technological innovations that took place in the last decades. It is necessary to adapt public libraries to the Information Society so that the communities in which they are inserted be provided with their services. The current study aims at describing and analyzing the changes occurring in the context of Brazilian public libraries and identifying the tendencies to the institution, based on experts opinions. The methodology consists of a bibliographic research which aims at outlining the evolution of Brazilian public libraries since their creation up to now. By means of a questionnaire and the Focus Group technique, it was possible to analyze, in a qualitative approach with experts in the field, the current panorama and highlight public libraries tendencies in relation to the new information technologies. The questionnaire was administered through a web survey sent to 76 experts from all over Brazil. However, the outcomes were not satisfactory, due to the reduced number of questionnaires answered. The core of the answers lies in the need for fomenting public policies applied to the sector in a way that allows public libraries to promote not only accessibility to the information, but that they also be able to participate actively in people s daily lives so that changes in their realities take place. By using the Focus Group technique, experts from the Federal District in Brazil (Distrito Federal DF) highlighted the same difficulties and perspectives for public libraries; solutions span the improvement of public libraries image as a fundamental institution for society development, with a focus on the need for planning, investment in resources, and greater visibility in the national scenario. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15196 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interesses na leitura | - |
Título: dc.title | Biblioteca pública brasileira : panorama, perspectivas e a situação do Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: